Secretaria fecha superprevenção contra câncer de boca em 351 cidades a partir de 2ª

Após tomar vacina contra gripe, idoso pode passar por consulta com especialista em saúde bucal

sex, 20/04/2007 - 13h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde acaba de fechar parceria com 351cidades paulistas, incluindo a capital, para realizar uma megaprevenção contra câncer de boca em idosos. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que começa nesta segunda-feira, dia 23, para prevenir a grave doença em pessoas com 60 anos ou mais.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação. Até esta sexta-feira mais cidades podem ser incluídas entre as participantes.

Até 4 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 351 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos, em postos indicados pelas prefeituras.

A Fosp já está distribuindo pelo Estado cerca de 250 mil folders de orientação à população, que serão afixados nos postos de saúde participantes da iniciativa. Somente para a capital são 67 mil folders. À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

“Para evitar o câncer de boca é muito importante prevenção. A falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas que envolvem a doença, o que leva a seqüelas severas, como mutilação, além de expressiva taxa de mortalidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os profissionais terão foco na análise dos chamados tecidos moles.

É importante ressaltar que o idoso poderá passar pelo profissional de saúde bucal, sem obrigação alguma. Ele primeiro tomará a vacina e depois receberá esclarecimento sobre a campanha de prevenção.

Da Secretaria da Saúde