Secretaria facilita entrega de remédios de alto custo no Guarujá

Distribuição será descentralizada em agosto, evitando que pacientes tenham que ir a Santos

qua, 11/07/2007 - 14h27 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde irá descentralizar no próximo mês a distribuição de medicamentos de alto custo para os moradores do Guarujá, na Baixada Santista. A partir de 1º de agosto, a retirada dos remédios para os pacientes já cadastrados poderá ser feita no próprio município, evitando que eles tenham de se deslocar até Santos.

Cerca de quatro dos 11 mil pacientes que recebem medicamentos de alto custo na Baixada são do Guarujá. A distribuição descentralizada já ocorre para os municípios de Bertioga, Mongaguá, Peruíbe e Cubatão. Os medicamentos são destinados ao tratamento de doenças raras e crônicas, como insuficiência renal, hepatites e Mal de Alzheimer.

A Secretaria capacitou, por intermédio do Departamento Regional de Saúde (DRS) da Baixada, profissionais de saúde do Guarujá para a dispensação dos medicamentos. Os pacientes do município que retiram seus remédios em Santos já estão sendo orientados sobre a mudança. Apenas o cadastramento de novos pacientes deverá ser realizado na farmácia de alto custo de Santos_ este procedimento também deverá ser descentralizado até o final do ano.

“Esse novo sistema trará maior comodidade aos usuários que dependem dos medicamentos de uso contínuo. Além disso, contribuirá para desafogar a farmácia de alto custo de Santos”, afirma o diretor regional de Saúde da Baixada Santista, Gilberto Elias.

Os medicamentos de alto custo no Guarujá serão distribuídos na Farmácia do Povo, que fica na rua Marivaldo Fernandes, s/n, atrás do supermercado Pão de Açúcar.

Da Secretaria de Estado da Saúde