Secretaria Estadual dos Transportes prevê crescimento de 15% para Hidrovia Tietê-Paraná no ano 2000

Hidrovia também apresentou queda de 74% no índice de acidentes

ter, 08/08/2000 - 12h27 | Do Portal do Governo

O montante de cargas de média e longa distâncias transportado na Hidrovia Tietê-Paraná passou de 201 mil para 217 mil toneladas em julho, registrando um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a julho de 2000, a hidrovia movimentou 16.500 toneladas a mais do que em 1999. Os principais produtos transportados são soja, farelo, óleos vegetais e cana-de-açúcar.

“A movimentação de cargas só não foi maior por conta da manutenção preventiva das eclusas no início do ano. Mesmo assim, a modalidade de transporte tem batido sucessivos recordes, totalizando a movimentação de 946 mil toneladas até agora”, informa o secretário de Estado dos Transportes, Michael Paul Zeitlin. Entre janeiro e fevereiro, o tráfego hidroviário ficou interrompido por 45 dias na Hidrovia Tietê-Paraná.

O mês de julho apresentou ainda uma produção de transporte (TKU) 53% maior que o mesmo período de 99, evidenciando a vocação para a movimentação de cargas de longa distância na hidrovia e mostrando a importância do transporte hidroviário na cadeia logística das empresas, com redução de custos e melhora da competitividade de seus produtos.

O diretor do Departamento Hidroviário, Oswaldo Rossetto Júnior, prevê que a Tietê-Paraná movimentará um total de 2,5 milhões de toneladas em 2000, projetando um crescimento de mais de 15%. “Não estamos levando em conta a movimentação de cargas de curta distância, como areia e cascalho, cujo transporte não passa pelas eclusas”, explica. Em 1999, a Hidrovia Tietê-Paraná movimentou um total de 1.640 milhões de toneladas de cargas de longa e média distâncias.

Mais segurança

Além da performance positiva em termos de movimentação de cargas, o transporte na Hidrovia apresentou outro indicador bastante expressivo: queda de 74% no índice de acidentes. De janeiro a julho de 2000 foram registrados apenas cinco acidentes na Tietê-Paraná, contra os 18 ocorridos no mesmo período do ano anterior. “A queda ocorreu devido à implementação de programas e investimentos em segurança da navegação”, afirma Rossetto.

O Departamento Hidroviário está implementando um programa de Recuperação da Capacidade Operacional, ampliando vãos livres e protegendo pilares das pontes ferro e rodoviárias que cruzam a hidrovia, além de aprofundar e alargar os canais de navegação, aumentando a segurança e a capacidade operacional de transporte na Tietê-Paraná.