Secretaria Estadual do Trabalho capacita 150 empreendedores comunitários em Mauá

nd

sex, 28/01/2000 - 16h33 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), encerra, neste sábado (29/01), às 10 horas, o módulo do Programa de Auto-Emprego (PAE) no município de Mauá. A cerimônia de formatura contará com a presença do Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli.

Durante dois meses, 150 pessoas participaram dos cursos oferecidos pelo PAE, o que possibilitou o surgimento de cinco empresas de caráter cooperativo: Coop-Eletron (elétrica residencial), Uni-Cor (pintura residencial e predial), Lingerie Oratório (Corte e Costura), Arte na Cozinha (culinária) e Fabricons ( construção civil).

Além dos empreendedores, outros 121 jovens, moradores do Jardim Oratório, receberão certificados de partipação nos cursos de teatro, capoeira, jornalismo comunitário e futebol. Estes cursos foram oferecidos com o objetivo de integrar estes jovens à comunidade em que vivem e contou com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social que coordena o projeto “Rede de Compromisso Social”, que desenvolve ações integradas em comunidades carentes em parceria com onze secretarias de governo.

O PAE oferece cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos, com a duração de dois meses, para pessoas maiores de 16 anos que estejam desempregadas. O objetivo do Programa é que, ao término dos cursos, os alunos se organizem e criem seus próprios empregos por meio de empresas comunitárias, cooperativas ou iniciativas individuais.

No Estado de São Paulo o Programa de Auto-Emprego atuou em 84 municípios, beneficiou cerca de 14 mil pessoas e possibilitou a criação de aproximadamente 400 empreendimentos comunitários e dezenas de iniciativas individuais.

A cerimônia de formatura dos alunos do PAE acontece neste sábado (29/01), às 10 horas, no Centro de Integração da Criança-CAIC – Rua 18, s/nº- Jardim Oratório-Mauá.