Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove a soltura de animais em extinção

Acontecimento faz parte da programação do Governo Estadual para a Semana do Meio Ambiente

qua, 07/06/2000 - 20h10 | Do Portal do Governo

Sexta-feira, dia 9 – Soltura de animais no Parque Estadual da Serra do Mar e de animais marinhos na Ilha Anchieta:

A Secretaria do Meio Ambiente promoverá, às 8h30, a soltura de animais (Jacutingas, Jacu-guaçu, Macucos e Nambus-guaçus) no Núcleo Caraguatatuba, do Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba. Esses animais, ameaçados de extinção, são provenientes dos Criadouros Científicos da Cesp, que tem contribuído sistematicamente desde 1998 para o povoamento de aves no Núcleo Caraguatatuba.
Por volta das 10:30 horas, responsáveis pelo Projeto Tamar farão a soltura de tartarugas no Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba.
Estarão sendo devolvidos ao mar quatro tartarugas juvenis da espécie Chelonia mydas (conhecida como tartaruga verde), capturadas acidentalmente em redes de pesca e entregues à equipe do Projeto por pescadores que trabalham em parceria com o Tamar.
As atividades de registro, levantamento de dados biomédicos, marcação e
soltura dos animais, fazem parte da rotina do Programa de Conservação e
Pesquisa das Tartarugas Marinhas, desenvolvido pelo Tamar em Ubatuba. Participarão do evento pescadores colaboradores, crianças da oficina de papel reciclado do Tamar e representantes de ONGs locais.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, estará acompanhando tanto a soltura das aves como das tartarugas marinhas.

Sábado, dia 10 – Inauguração do Museu da Madeira no Horto Florestal e Núcleo de Visitação na Cantareira:

Será reaberto o Museu Florestal Octávio Vecchi. Localizado no Horto Florestal, o museu passou por ampla restauração dos afrescos pintados em 1930. As pinturas reproduzem exemplares da flora, com
44 espécies de árvores nativas. O acervo do museu tem como finalidade mostrar o uso racional da madeira e a variedade da flora lenhosa existente no Estado de São Paulo. Os diversos empregos da madeira aparecem em peças de mobiliário, escultura, xilografia, entalhe e charão, técnica de verniz de laca originária da China e do Japão.
Também será entregue no Sábado o Núcleo Águas Claras, um espaço de visitação e atividades de educação ambiental no Parque Estadual da Cantareira.

Estado de São Paulo terá monitoramento ambiental via satélite:

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, assinou na última segunda-feira, dia 5, a resolução criando o NATA -Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Avançada, que realizará um trabalho de monitoramento ambiental por meio de imagens de satélites. Um desses satélites será o Ikonos, da empresa Space Imaging, uma tecnologia usada pelas forças armadas norte-americanas para uso militar e que agora será empregada para atividade civil.
O primeiro trabalho da nova ferramenta para defesa do meio ambiente será o monitoramento dos bairros de Cubatão, onde estarão sendo realizadas as obras de construção da segunda pista da rodovia dos Imigrantes.

Interior começa a ter medição diária da qualidade do ar:

A Cetesb inaugurou na última terça-feira as estações de monitoramento da qualidade do ar nas cidades de Sorocaba, Campinas e São José dos Campos. Com a entrega dessas novas estações, o setor de monitoramento automático da qualidade do ar no Estado passa a ter 28 estações telemétricas operadas pela agência ambiental – 25 na Região Metropolitana de São Paulo e Cubatão, e mais três no Interior.
Em Campinas, a estação foi instalada na Escola Estadual Carlos Gomes, à Av. Anchieta, 80. Em Sorocaba, na Escola Estadual Monsenhor João Soares. E em São José dos Campos na rua Ana Gonçalves da Cunha, nº 30, no Jardim Jussara.