Secretaria Estadual do Meio Ambiente lança a Campanha ‘Verão Limpo 2000’ em 90 praias

nd

qui, 06/01/2000 - 9h42 | Do Portal do Governo

Começa no dia 8 de janeiro, sábado próximo, a campanha ‘Verão Limpo 2000’, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, completando 12 anos de realização. Em comemoração ao V Centenário do Descobrimento do Brasil, a campanha deste ano será oficialmente aberta no município de São Vicente, a primeira cidade fundada no País. O evento acontecerá às 10:00 horas na Praia do Itararé, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli e prefeitos do Litoral. Mais de 6 milhões de turistas, além dos moradores do litoral, serão atendidos pela campanha deste ano, que se encerra no dia 12 de março, após o Carnaval. Seu objetivo principal: conscientizar e educar a população em geral, turistas e moradores locais, para as questões ambientais.

QUEM PARTICIPA

Participam da campanha 16 municípios litorâneos e a cidade de São Bernardo do Campo, que concentrará seus agentes ambientais na represa Billings, no trecho de Riacho Grande e ainda no Parque Ecológico do Guarapiranga. Ao todo, serão 120 pontos de atuação: cerca de 90 praias, pedágios, rodoviárias, parques estaduais, represas e terminais rodoviários do Tietê e Jabaquara e nos sistemas de travessias por balsas de Guarujá, Ilhabela e Ilha Comprida.

AGENTES ENVOLVIDOS E AMBULANTES

O projeto envolve 625 agentes ambientais e mais 7.000 ambulantes, que estão sendo treinados pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com as Prefeituras Municipais, para atuarem como agentes de conscientização entre os freqüentadores das praias. Eles estarão com um colete de identificação da campanha e irão distribuir sacolas de lixo aos seus clientes.

PARTICIPAÇÃO DAS MARINAS

Outra novidade na campanha deste ano é a atuação dos agentes ambientais nas marinas, para evitar a poluição no mar. Serão distribuídos 10 mil folhetos aos proprietários de marinas no litoral, contendo as seguintes orientações: navegue sempre a uma distância superior a 200 metros da praia; trafegue em baixa velocidade nas proximidades de embarcações fundeadas ou atracadas (nos canais, a velocidade máxima é de 4 nós); para embarcações sem sanitários, a distância para fundear é de 70 metros da praia e, com sanitários, 120 metros; quando se aproximar ou se afastar da praia, navegue perpendicularmente à mesma, com velocidade igual ou inferior a 4 nós.

CETESB AUMENTA ANÁLISE DA QUALIDADE DAS PRAIAS

Durante o período da campanha, a CETESB estará realizando uma coleta intensificada em 25 praias do litoral ( total de 29 pontos), para monitorar a qualidade de balneabilidade. As coletas serão feitas às quartas-feiras, sábados e domingos e, os resultados, divulgados todas as quintas-feiras, domingos e terças-feiras, através dos veículos de comunicação (TVs. rádios e jornais).
As praias que terão coleta intensificada são: Itaguá e Toninhas (Ubatiuba); Tabatinga e Centro (Caraguatatuba); Cigarras e Porto Grande (São Sebastião); Itaguaçu (Ilhabela); Enseada (Bertioga); Enseada e Pitangueiras (Guarujá); Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino (Santos); Itararé, Gonzaguinha e defronte ao Píer do Gonzaguinha (Sáo Vicente); Guilhermina e Ocian (Praia Grande), Itaóca (Mongaguá); Praia dos Pescadores e Estância Balneária (Itanhaém) e praia de Peruíbe.

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Para orientar os turistas na praia, serão distribuídos 6 milhões de sacolas de lixo e 1,5 milhões de folhetos, com dicas sobre como se proteger melhor do sol, cuidados com animais na praia – já que podem ser transmissores de doenças de areia – e orientação sobre a necessidade de se utilizar protetores solares e beber muita água para evitar desidratação. Também serão distribuídos 20 mil cartazes.

Serão distribuídos ainda 2 milhões de folhetos nas balsas e pedágios, contendo, entre outras orientações visando a preservação das praias, telefones úteis das prefeituras, serviços de águas e esgoto, vigilância sanitária, DER, DERSA, CETESB, Capitania dos Portos, para denúncias de desmatamento, lixões clandestinos, loteamentos clandestinos e, ainda, os endereços dos parques estaduais onde podem ser feitos programas de ecoturismo, como caminhadas em trilhas e banhos de cachoeiras.

MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS

Municípios participantes: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, São Bernardo do Campo.