Secretaria Estadual do Meio Ambiente inicia replantio nos morros da região de Campos do Jordão

Trabalho, que faz parte da Campanha Serra Viva, será executado em parceria com a prefeitura do município

qua, 19/07/2000 - 10h02 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 22, às 11 horas, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, iniciarão o trabalho de recuperação da vegetação dos morros de Campos do Jordão que sofreram deslizamentos de terra durante o período de chuvas de janeiro, causando inúmeras mortes e deixando mais de 17 mil desabrigados. Esta ação faz parte da Campanha Serra Viva, lançada no início de julho pelo Governo do Estado.

O local escolhido para inicio do plantio é a antiga Pedreira, localizada no centro do bairro do Britador, acesso por detrás do Mercado Municipal, na Abernéssia. O Instituto Florestal, por intermédio do Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal), repassará à prefeitura 2 mil mudas para o plantio. Serão utilizadas as chamadas mudas pioneiras (pau-brasil, quaresmeiras e araucárias entre outras), espécies nativas que se adaptam bem ao tipo de terreno do local.

Paralelamente ao projeto de recuperação será desenvolvida uma campanha de conscientização junto aos moradores da região, para que colaborem com o projeto e evitem, principalmente, a deposição de lixo na área, o que compromete sua recuperação.

Para o início do plantio, estarão presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli; o prefeito do município, Oswaldo Gomes da Silva Filho; o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Luciano Sirin; o diretor do Parque Estadual de Campos do Jordão, Waldir Joel de Andrade e o diretor do Instituto Florestal de São Paulo, Luiz Carlos Bucci, além de representantes das Sociedades de Bairros do Britador e região.