Secretaria Estadual do Meio Ambiente comemora 500 anos do descobrimento, no Horto Florestal

nd

qua, 19/04/2000 - 14h59 | Do Portal do Governo

Os 500 anos do Brasil serão comemorados com programação especial pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, durante todo o próximo dia 22 de abril, sábado, no Horto Florestal, localizado na rua do Horto nº 931, Capital. Diversas atividades associadas ao Descobrimento estarão sendo realizadas nas dependências do parque, com entrada franca para o público.
A programação começa às 11 horas com o hasteamento das bandeiras, a execução de hinos pela Banda da Polícia Militar e a abertura oficial do evento pelas autoridades presentes. Das 12 às 14 horas, vários grupos estarão se apresentando, entre eles o Iakirana, de música popular; o Rancho Folclórico Arouca, de tradição portuguesa e os capoeiristas do Grupo Delcon.
A tarde será reservada para a apresentação de esquetes teatrais, em diferentes pontos do parque, com encenações intituladas ‘Máquina do Tempo – Revivendo o Brasil’, reproduzindo a viagem das caravelas entre Portugal e Brasil, no lado do Horto Florestal; ‘Chegada no Novo Continente’, com o encontro com os índios e a encenação da Primeira Missa. As apresentações prosseguem com ‘O Ciclo do Ouro’, mostrando a ação dos bandeirantes; ‘A Inconfidência Mineira’, ‘O Ciclo da Cana- de-Açúcar’; ‘A Independência do Brasil’; ‘A Libertação dos Escravos’; ‘O Ciclo do Café’; ‘A Proclamação da República’; ‘O Governo JK’ e ‘Ditadura Militar e a Volta à Democracia’. Todas as apresentações contarão com a participação do Grupo dos Escoteiros e os figurinos e cenários são da Escola de Samba X Nove.
Até às 17 horas, quando será feita a apresentação ‘Ano 2000 – Qual a Saída?’, o público presente contará também com atrações extras, como a exibição de vídeos de educação ambiental, oficinas artísticas e distribuição de especiarias típicas da culinária brasileira e portuguesa. As atividades organizadas pela Secretaria do Meio Ambiente contam com o apoio da Cetesb, Instituto e Fundação Florestal, Polícia Militar, Grupo dos Escoteiros do Brasil, Associação dos Amigos do Horto e Escola de Samba X Nove.