Secretaria Estadual do Emprego e USP lançam Programa Empreendedor Alerta

nd

seg, 28/05/2001 - 17h06 | Do Portal do Governo

Tirar pequenas e microempresas da ‘UTI’, orientando-as a sanear as finanças, sair do vermelho e começar a dar lucro são os principais objetivos de um curso de treinamento a distância , o Programa Empreendedor Alerta, promovido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e preparado pela Fundação Instituto de Administração, da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto foi elaborado pelo Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento – ProCED e Programa de Informática – PROINFO, ambos da FIA. A estimativa é atender acima de cinco mil dirigentes de pequenas e microempresas que estejam interessados em participar desse treinamento. ‘A idéia é ajudar a recuperar os empreendimentos que estão no vermelho, com estratégias encontradas por outras empresas que saíram desta situação’, afirma o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli.

Para definir soluções que ajudem as empresas, os profissionais da Fundação estudaram 223 casos de empresas de vários setores da economia urbana em todo o País que estavam passando por uma crise financeira. ‘A utilização de casos reais, e não hipotéticos, é uma abordagem inédita no País, afirma o professor Roy Martelanc, um dos coordenadores do ProCED.

O programa do curso compreende quatro apostilas e uma fita de vídeo com exposições de professores da FEA/USP e entrevistas. A programação é de 40 horas/aula, estruturada em quatro módulos: Saneamento Financeiro, Reformulação Comercial, Amadurecimento Administrativo e um último com casos de integração dos três primeiros. O curso pode ser feito na ordem e ritmo sugeridos, ou de acordo com as prioridades e os ritmos de trabalho escolhidos pelo próprio participante.

O material já está disponível na internet aos inscritos. As dúvidas dos participantes do curso poderão ser solucionadas por e-mail ou por telefone e ao final de cada tópico o aluno fará uma prova. Aos aprovados nas avaliações serão enviados certificados de participação. A experiência na direção de pequenos negócios é o único pré-requisito desejável.

Os interessados podem pedir o kit, disponível gratuitamente, pela internet no site www.fea.usp.br.

Além disso, há um link na homepage da Sert diretamente ligado à FIA para efetuação do cadastro: www.emprego.sp.gov.br