Secretaria Estadual do Emprego abre 10 mil vagas para cursos de qualificação profissional

nd

qui, 05/04/2001 - 13h06 | Do Portal do Governo

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, assinou na última terça-feira, convênio com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas (Anfacer), que permitirá a abertura de 10 mil vagas para curso de qualificação e reciclagem profissional em assentamento de azulejos, pisos e cerâmicas. A assinatura aconteceu durante a Feira Internacional da Construção (Feicon) promovida pela Anfacer.

As vagas serão destinadas à qualificação de bolsistas do programa Frentes de Trabalho, e de participantes do Programa de Qualificação Profissional, que deverão ser absorvidos futuramente pela indústria da Construção Civil. “O setor emprega mão-de-obra em grande escala, e está começando a exigir maior qualificação de seus profissionais”, afirma Barelli. “A aliança com setores que podem ajudar a qualificar mão-de-obra beneficia os trabalhadores e pode ampliar a oferta de vagas”, pondera.

A Secretaria é responsável pela indicação e remuneração das instituições onde os cursos serão feitos e a Anfacer fornecerá o material didático e de consumo necessário para as aulas. As inscrições já podem ser feitas nos Postos de Atendimento da Secretaria (PATs) em todo o Estado. “Parcerias como essa, que aproximam a iniciativa privada e o poder público em torno de programas de geração de emprego e renda, são sempre bem-vindas”, conclui Barelli.

Para o presidente da Anfacer, João Paulo de Freitas, a grande vantagem dessa parceria é ampliar as possibilidades de formação de mão-de-obra qualificada em assentamento de revestimentos cerâmicos. Os cursos serão oferecidos como opção de qualificação aos bolsistas do Programa Frentes de Trabalho e também do Programa Municipal de Qualificação.