Secretaria Estadual da Saúde realiza trabalho de prevenção às DST/Aids na Festa do Peão de Barretos

nd

sex, 18/08/2000 - 13h20 | Do Portal do Governo

O Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria da Saúde de São Paulo, mais uma vez estará participando da 45ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece a partir desta sexta-feira, dia 18. O evento se estenderá até o dia 24 de agosto, no Parque do Peão de Boiadeiro da cidade, localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, 428.

Neste ano, um grupo de universitários da região de Barretos foi treinada e capacitada para desenvolver ações durante os dez dias da festa. Esta equipe vai atuar com estratégias de prevenção e educação continuadas, distribuindo preservativos, folders e folhetos e, principalmente, oferecendo orientações individuais e em grupo. O objetivo é esclarecer dúvidas do público, com informações técnicas atualizadas, sensibilizando a população para a importância do diálogo e do uso correto do preservativo nas relações sexuais.
Na última festa, foram realizadas ações preventivas e de orientação sobre serviços de saúde em DST/Aids. A receptividade dos casais, jovens, adultos, adolescentes e da produção do evento foi excelente. Ao todo, 14.500 pessoas recorreram aos agentes preventivos para obter informações sobre o tema.

Segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual DST/AIDS, foram registrados 89.250 casos de Aids no Estado de São Paulo, de 1980 até o dia 30 de março deste ano. Esse total representa 48% do número de casos conhecidos no Brasil. A taxa de óbitos, desde o início da epidemia é de 61,50%. Dados epidemiológicos, indicam que a regional de Saúde de Barretos (19 municípios), possui 1083 casos acumulados até abril/99, sendo 538 casos na cidade ( 387 homens e 151 mulheres).