Secretaria Estadual da Saúde esclarece dúvidas sobre Aids e DST na Festa do Peão em Barretos

nd

ter, 22/08/2000 - 11h12 | Do Portal do Governo

O Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, da Secretaria da Saúde de São Paulo, mais uma vez está participando da 45ª Festa do Peão de Boiadeiro, que está sendo realizada até o próximo dia 24 no município de Barretos. O evento acontece no Parque do Peão de Boiadeiro da cidade, localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, 428.

Neste ano, um grupo de universitários da região de Barretos foi treinada e capacitada para desenvolver ações durante os dez dias da festa. Esta equipe atua com estratégias de prevenção e educação continuadas, distribuindo preservativos, folders e folhetos e, principalmente, oferecendo orientações individuais e em grupo. O objetivo é esclarecer dúvidas do público, com informações técnicas atualizadas, sensibilizando a população para a importância do diálogo e do uso correto do preservativo nas relações sexuais.
Na última festa, foram realizadas ações preventivas e de orientação sobre serviços de saúde em DST/Aids. A receptividade dos casais, jovens, adultos, adolescentes e da produção do evento foi excelente. Ao todo, 14.500 pessoas recorreram aos agentes preventivos para obter informações sobre o tema.

Segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual DST/AIDS, foram registrados 89.250 casos de Aids no Estado de São Paulo, de 1980 até o dia 30 de março deste ano. Esse total representa 48% do número de casos conhecidos no Brasil. A taxa de óbitos, desde o início da epidemia é de 61,50%. Dados epidemiológicos, indicam que a regional de Saúde de Barretos (19 municípios), possui 1083 casos acumulados até abril/99, sendo 538 casos na cidade ( 387 homens e 151 mulheres).