Secretaria Estadual da Educação promove encontro para discutir importância da leitura

Encontro está sendo realizado até sexta-feira, em Serra Negra

qui, 03/08/2000 - 10h00 | Do Portal do Governo

Dando prosseguimento à formação continuada dos professores da rede pública estadual, posta em prática desde o início do governo Covas, em 1995, e que visa ampliar a capacidade profissional dos professores da rede, a Secretaria de Estado da Educação está realizando encontro em Serra Negra, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, no Hotel Fazenda Vale do Sol, para trabalhar a importância dos livros na formação dos alunos.
A capacitação de professores para aperfeiçoamento do trabalho com o processo de alfabetização e com a formação de leitores deve ser uma preocupação constante na escola. Desta vez, o mote para esse trabalho é a proximidade da data da escolha anual (setembro), pelos professores, dos 19 milhões de livros a serem enviados às escolas para serem usados no próximo ano. Tal proposta faz parte do Programa Nacional do Livro Didático, executado em parceria entre os governos Federal e do Estado de São Paulo.
“Os livros são ferramentas importantíssimas no processo de ensino”, explica a professora Vera Wey, coordenadora da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação, órgão que comanda a capacitação dos professores da rede. “Os livros são instrumentos indispensáveis de acesso ao conhecimento e à construção de diferentes saberes. Queremos refletir sobre esta questão neste encontro”, disse Vera Wey.

O encontro, intitulado Letras e Livros, cujo lema é “todo professor é responsável pelo ensino de leitura e escrita”, reunirá os quadros técnicos de todas as Diretorias de Ensino do Estado. São mil profissionais, entre Assistentes Técnicos Pedagógicos e Supervisores de Ensino, que formam as equipes encarregadas, em suas respectivas regiões, de prestar orientação, apoio e formação continuada aos professores e às equipes escolares.

Data: De 31 de julho a 4 de agosto de 2000
Local: Hotel Fazenda Vale do Sol – Serra Negra/SP.