Secretaria Estadual da Agricultura faz campanha para aumentar plantio de milho

nd

sex, 28/01/2000 - 19h32 | Do Portal do Governo

Na última safra, o Brasil produziu menos de 33 milhões de toneladas de
milho e consumiu 35 milhões. Há anos tem sido grande a diferença entre a oferta e a demanda de um produto de importância estratégica para o país.
A colheita desta safra, atrasada por causa da longa estiagem do último
trimestre de 1999 no Sul e Sudeste, não antecipa melhor resultado. No ano
passado foi necessário importar mais de 2 milhões de toneladas e para 2000 as
previsões são de compras de 3 a 4 milhões de toneladas.
Para evitar maiores problemas no abastecimento interno de milho, o governo de São Paulo vai iniciar, dia 1º de fevereiro, uma intensa campanha de estímulo ao plantio da safrinha de milho. O objetivo é colher ainda este ano até um milhão de toneladas de milho a mais.
Isso pode ser possível ampliando-se a área de plantio, já nesta safrinha, para um mínimo de 160 mil hectares, que virão principalmente de 80
mil hectares de áreas de pousio (áreas de soja e também de feijão, batata e
amendoim, além de entrelinhas em culturas permanentes, como citros e café),
23 mil hectares de áreas de cana-de-açúcar (antes alugadas por usineiros e
agora devolvidas aos proprietários) e mais 50 mil hectares em que se pratica o
plantio direto na palha em pastagens de boa fertilidade.

A ação será desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com colaboração do Banco do Brasil, que financia de 80% (médios e grandes produtores) até 100% (mini e pequenos) dos custos de plantio de milho
na safrinha, além de operar com a Cédula do Produto Rural (que antecipa
recursos e garante preço).

Toda a estrutura e o pessoal da SAA estarão envolvidos na campanha. Nas Casas de Agricultura, agrônomos e técnicos darão informações e orientação sobre a oportunidade do plantio do milho (ou de sorgo, conforme o caso) em cada região agrícola do Estado. Para isso, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) está produzindo e distribuindo boletins e materiais informativos específicos.
Os institutos de pesquisa da Coordenadoria da Pesquisa dos Agronegócios vão atuar integradamente para, com a Cati, promover a transferência de tecnologia para aumento de produtividade do milho e do sorgo.
A Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) estará também nesse trabalho: câmaras setoriais e conselhos municipais e regionais do desenvolvimento rural.