Secretaria Estadual da Agricultura amplia combate à raiva em todo o Estado

Ação envolve 75 equipes formadas por veterinários e técnicos agrícolas

qua, 16/08/2000 - 11h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo está ampliando o combate à raiva em animais herbívoros, transmitida pelo morcego hematófago. O Governo do Estado estabeleceu convênios no valor de R$ 1,8 milhão com as Prefeituras, nas áreas de maior incidência do morcego hematófago. Até o final do mês, novas equipes da Secretaria, formadas por 75 veterinários e 150 técnicos agrícolas, estão recebendo treinamento especializado para a localização e captura dos morcegos, denominada de “busca ativa”.
Esse treinamento visa exercitar os profissionais na identificação, localização e captura dos morcegos para atender também regiões nas divisas com os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, margens de rios e lagos, onde ficam os refúgios naturais e artificiais. Paralelamente, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria realiza campanhas de esclarecimento junto a produtores e proprietários rurais, para que auxiliem na identificação dos refúgios.
O combate ao morcego transmissor da raiva será intensificado nas regiões de Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Bragança Paulista, São João da Boa Vista, Campinas, Mogi das Cruzes, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto, Araçatuba, Ourinhos, Avaré, Botucatu e Itapetininga.

Campanha Piloto

No mês de junho, 17 municípios da região de Bragança Paulista foram beneficiados com uma mega campanha de combate ao morcego hematófago, realizada pela Secretaria. Foram identificadas mais 1.000 propriedades com abrigos de morcegos. Dos animais mordidos, 115 foram tratados com anti-coagulante especial (pasta vampiricida), que leva os morcegos à morte.