Secretaria envia 21 milhões de anticoncepcionais para interior e litoral

Governo do Estado finaliza no dia 31 entrega de 960 mil cartelas de contraceptivos aos municípios paulistas

sex, 27/07/2007 - 11h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde finaliza nesta terça-feira, 31, a distribuição de 960 mil cartelas de anticoncepcionais orais (21 milhões de comprimidos) e 8,7 mil DIUs para os municípios paulistas do interior, litoral e região metropolitana, por meio do programa Dose Certa. A entrega dos produtos à população será realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

É o primeiro lote de métodos contraceptivos distribuído pelo governo do Estado para estas regiões, dentro do programa estadual de Saúde da Mulher e Planejamento Familiar lançado em março deste ano pelo governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A próxima remessa está prevista para agosto.

Na capital, 20 unidades da Farmácia Dose Certa, localizada em estações de metrô, trens e centros de saúde, já estão distribuindo, gratuitamente, anticoncepcionais às mulheres com receita médica da rede pública contendo o nome do princípio ativo do medicamento.

A entrega dos métodos contraceptivos aos municípios está sendo realizada pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial do governo do Estado. Das 645 cidades do Estado, 632 receberão regularmente anticoncepcionais em comprimidos_ as demais optaram por receber os recursos do Dose Certa para compra de medicamentos. O DIU será distribuído inicialmente a 442 municípios, que já foram capacitados para dispensar o produto e prestar orientação às pacientes.

“Estamos ampliando o acesso das mulheres a métodos anticoncepcionais, sempre com distribuição gratuita. É uma escolha importante que a mulher precisa ter”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Entre as ações previstas pelo programa de Saúde da Mulher da Secretaria, além das pílulas, está a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis para permitir o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero. O primeiro mutirão de mamografias já foi realizado, em maio deste ano. Haverá, ainda, a capacitação de profissionais de saúde em todo o Estado para atendimento às mulheres, com ênfase no pré-natal.

O programa inclui também a implantação de serviços de diagnóstico para atendimento às mulheres em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) a serem instalados pelo governo paulista no interior e litoral. O atendimento às mulheres vítimas de violência será expandido. Unidades do Projeto Bem-Me-Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, irão para o interior paulista, com tratamento médico e apoio psicológico. Atualmente o projeto funciona no Hospital Pérola Byington, na capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Da Secretaria da Saúde