Secretaria edita publicação sobre a atuação da pasta

O material traz um resumo da atuação da Secretaria de Saneamento e Energia

ter, 27/01/2009 - 18h31 | Do Portal do Governo

A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, recebeu ontem o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell, para tratar de assuntos relacionados a saneamento ambiental. A secretária aproveitou a ocasião para entregar ao prefeito uma publicação informativa sobre as ações da pasta em todo o Estado.

O material traz um resumo da atuação da Secretaria de Saneamento e Energia, e empresas e autarquias vinculadas (Sabesp, DAEE, Cesp, Emae e Arsesp), em todos os municípios paulistas. O objetivo, além de apresentar os programas desenvolvidos pela pasta aos prefeitos empossados este ano, é estreitar as relações com as administrações municipais para que de forma conjunta com o Estado possam desenvolver ações de saneamento básico e ambiental e na área energética.

Entre as prioridades da pasta está a ampliação da cobertura dos serviços de saneamento básico, isso significa manter a universalização do abastecimento de água e buscar aumentar e melhorar os índices de coleta, afastamento e tratamento de esgotos em todo o Estado; a despoluição de rios e córregos; a busca por novos mananciais para abastecimento público; o estudo de alternativas de aproveitamento energético das chamadas energias limpas e renováveis (co-geração, eólica, hidráulica remanescente, entre outras); e a concepção da matriz energética do Estado em um horizonte de 30 anos.

Todos os 645 prefeitos do Estado eleitos e reeleitos em 2008 receberão esta publicação. Forssell foi o segundo a recebê-lo das mãos da secretária Dilma, o primeiro foi o prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, Nino Deperon, que recebeu o material no dia 20 de janeiro após uma audiência, com a secretária, sobre abastecimento de água no município.

As publicações serão entregues por meio dos diretores de bacia do DAEE e superintendentes regionais da Sabesp a cada um dos prefeitos, que poderão conhecer melhor o trabalho da Secretaria e buscar formas de atuação conjunta nas áreas de atuação da pasta.

Da Secretaria de Saneamento e Energia