Secretaria dos Transportes Metropolitanos participa de feira sobre acessibilidade

A STM e suas empresas vinculadas participam da 6ª edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

qui, 12/04/2007 - 11h00 | Do Portal do Governo

 

A Secretaria de Transportes Metropolitanos participará da 6ª. Edição da Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), entre os dias 12 e 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes. Trata-se da mais importante feira da América Latina e o terceiro maior evento mundial do segmento, destinado às pessoas com deficiências (físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas), familiares e profissionais da área de saúde, reabilitação e inclusão.

Representantes da STM e empresas vinculadas compartilharão de um estande com outras secretarias estaduais, ligadas direta ou indiretamente ao tema acessibilidade. Os funcionários da CPTM, Metrô, EMTU e STM terão a oportunidade de trocar experiências com profissionais do setor, além de expor os trabalhos que desenvolvem para esse público.

Como forma de promover a inclusão e a acessibilidade ao seu sistema, as empresas da STM vêm adotando diversas medidas junto aos seus empregados, como a realização de cursos voltados para o assunto.

Ações na CPTM

Libras

Na última quarta-feira (11/04), 20 funcionários participaram da primeira aula de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), treinamento promovido pela empresa para agentes de estação e seguranças. Durante cinco semanas o grupo simulará as situações enfrentadas no cotidiano da companhia, praticará conversação e desenvolverá atividades de interação com o professor. A previsão é habilitar 720 pessoas, mantendo ao menos duas por turno nos postos de trabalho, a fim de atender qualquer demanda neste sentido.

Condução

A companhia também iniciou um treinamento voltado para a condução de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O objetivo é facilitar o acesso ao transporte, desde a chegada à estação de origem e o embarque nos trens metropolitanos, até o desembarque e saída da estação de destino. Até o momento, 368 empregados foram capacitadas para lidar com as necessidades dos usuários e até o final do programa, em 2008, serão 2.100.

O treinamento inclui condução de cadeirante por rampas, escadas fixas e escadas rolantes; condução de deficiente visual, auditivo, mental e de pessoas com mobilidade reduzida. As atividades práticas são feitas em um trem exclusivo estacionado na plataforma 8 da Estação Brás. Com este recurso e dispositivos como cadeira de rodas, muletas, vendas para os olhos e meias de bebê para imobilizar as mãos, os treinandos têm a possibilidade de lidar com situações cada vez mais próximas da realidade.

Embarcando e desembarcando do trem e se locomovendo pela estação com o apoio dos colegas, eles conseguem “sentir” as necessidades dos usuários e perceber os obstáculos existentes no sistema.

SERVIÇO

Reatech

Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – São Paulo (SP)

O stand nº 208 está localizado na rua 200

Dias 12 a 15 de abril

Horário: quinta e sexta das 13h às 21h; sábado e domingo das 10h às 19h

Da Secretaria de Transportes Metropolitanos

C.P