Secretaria dos Transportes Metropolitanos constata fraude na liberação de perueiros

nd

qui, 01/02/2001 - 19h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Governo do Estado de São Paulo apurou nessa quarta-feira, dia 31, o uso de documento roubado do Detran para a liberação de uma perua clandestina.

Uma equipe de fiscais da STM apreendeu, no último dia 9 de janeiro, um microônibus Mercedes-Benz, que fazia o trajeto Embu – São Paulo. O motorista, cujo nome não será divulgado por questões de segurança, não é
cadastrado como Operador Regional de Coletivo Autônomo – Orca pela STM e operava clandestinamente.

O perueiro foi convocado a comparecer na sede da Secretaria para a liberação do veículo. Como não era o proprietário, apresentou um documento de propriedade falso, que estava em seu nome, mas continha dados, como
endereço e CPF, de uma outra pessoa. Desta forma foi possível constatar que se tratava de um documento roubado.

Segundo os investigadores Ronaldo, Wilson, Delcides e Vitor da Divisão de Crimes de Trânsito da 2ª Delegacia do Detran, que estiverem presentes no momento da autuação, será iniciada uma investigação para descobrir como o perueiro teve acesso ao documento em branco, que preencheu com seus dados.

O motorista será indiciado em inquérito policial, com base nos artigos 299 (falsidade ideológica), 304 (uso de documento falso) e 305 (supressão de documento) do Código Penal.

O veículo apreendido continua no pátio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, vinculada à STM, e responsável pelo apoio operacional à fiscalização realizada pela Secretaria. O micro-ônibus será submetido a perícia para que seja descoberta sua real procedência.