Secretaria dos Transportes divulga balanço de acidentes no feriado

Índice de vítimas fatais cai 9,4% nas entradas paulistas

ter, 16/11/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

O índice de vítimas fatais registrou uma redução de 9,4% neste feriado de 15 de novembro em comparação ao feriado de três anos atrás. Em 2007, o índice foi de 2,7 contra 2,5 deste ano. Não houve operação especial nos dois últimos anos pois a data caiu em fim de semana (sábado e domingo). Já o índice de feridos nas estradas paulistas caiu 30,4%, de 40,7 em 2007 para 28,3 em 2010. O único índice que teve leve alta foi o de acidentes (IA), de 16,2%, ao subir de 0,7 para 0,9, de um feriado para o outro. Neste feriado, em números absolutos: foram 1.045 acidentes, 345 feridos, 30 mortos, sendo 11 motociclistas e 4 pedestres.

Para esclarecer o índice de acidentes (IA) é necessário ressaltar que ele não representa o número absoluto de acidentes nas estradas. Esse índice é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos (absolutos), a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. A metodologia, utilizada internacional que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta.

Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa.

Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias no feriado de 15 de novembro. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Dersa Desenvolvimento Rodoviário, de treze concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de 4 mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea e batalhões que at uam nas cidades às margens das rodovias.

Histórico
Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “Accident rate method”. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.

Da Secretaria Estadual dos Transportes