Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência exibe documentários de graça nesta terça

Encontro sobre moradia e autonomia acontece às 19h; público também poderá debater com os diretores dos filmes e especialistas na temática

ter, 11/11/2014 - 18h45 | Do Portal do Governo

Nesta terça, 11, às 19h, será realizado o lançamento dos três documentários que compõem o projeto “Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível”, desenvolvido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a TV Cultura. O objetivo é estimular o debate em torno do tema, já que cada vez mais pessoas com deficiência precisam ou preferem morar sozinhas, seja pela busca da independência, pelo envelhecimento ou pela morte do “cuidador”.

Os documentários apresentam sempre como contraponto a realidade brasileira e mostram como Portugal, França e Holanda têm enfrentado esse desafio, apresentando soluções variadas, desde o simples abrigamento em repúblicas até experiências mais voltadas a uma vida autônoma, enfatizando a independência financeira, o direito à privacidade e à autodeterminação.

Além disso, o público poderá participar de um debate com os diretores dos filmes e com especialistas na temática da moradia para pessoas com deficiência. Após o lançamento no Centro Cultural Banco do Brasil, os filmes poderão ser assistidos pela TV Cultuira, sempre às 21h nos domingos 16, 23 e 30 de novembro. Veja a grade de programação na TV Cultura:

Dia 16
Viver só, mostrando a experiência da França.
Direção: Pamela Valente
Uzimaki Filmes

Dia 23
E agora, José, Maria, João…?, mostrando a experiência da Holanda.
Direção: Márcio Takata e Raphael Siqueira
Vídeo Base
 
Dia 30
Pode entrar, a casa é nossa, mostrando a experiência de Portugal.
Direção: Paula Galacini
Cinema Animadores
 
SERVIÇO
Debate e lançamento de documentários do projeto “Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível
Data: 11 de novembro – 19h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Realização: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a TV Cultura
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado