Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência debate direitos dos cegos ao trabalho

Será nesta quarta-feira, 25, na zona oeste da capital

qua, 25/06/2008 - 8h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Espaço da Cidadania promovem o encontro “O mercado de trabalho e a pessoa com deficiência. Os cegos trabalham, sim! Por que não?”, nesta quarta-feira, 25, na sede da Secretaria.

Na programação constam depoimentos de pessoas cegas que trabalham em órgãos públicos, escolas, entidades e empresas da iniciativa privada que abriram oportunidades para profissionais com deficiência visual, com respeito e dignidade.

O evento tem o objetivo de esclarecer profissionais do Direito e oferecer subsídios concretos para evitar equívocos que resultem em decisões judiciais fundamentadas no falso argumento de que cego não pode fazer leitura de telas de computador, “mesmo que domine a leitura em braile”, como aconteceu recentemente em um TRT de São Paulo. O fato tem gerado um grande debate acerca das reais condições e potencialidades da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O encontro terá início às 9h30 para recepção e credenciamento dos inscritos; e abertura às 10h com a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e o procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Das 11h às 12h30 serão veiculados depoimentos e informações relevantes sobre a presença das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a efetiva participação dos trabalhadores cegos em diferentes segmentos do cenário profissional.

O dia 25 de junho trará novos horizontes para o conhecimento de juízes, advogados, empresários, representantes de órgãos públicos, professores, sindicalistas, especialistas em Recursos Humanos, entidades especializadas, jornalistas, etc.

Programação:

9h30 – Credenciamento, Recepção e Apresentação do Kit de Teleatendimento do SENAI.

10h – Vídeo: Momentos da Mobilização Social pelo Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência.

10h15 – Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado: “Ações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

10h35 – Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, Procurador do Ministério Público do Trabalho: “Trabalho, um Direito da Pessoa com Deficiência”.

10h55 – Engenheiro Guilherme de Azambuja Lira, Presidente da Acessibilidade Brasil: “Tecnologia e Inclusão, realidade no mercado de trabalho”.

11h15 – Painéis de Depoimentos: “Os Cegos trabalham, sim! E por que não?”:

Antonio Carlos Barqueiro – Associação Laramara

Daniel Monteiro – Procuradoria do INSS/SP

Deise Fernandes – CPFL Campinas

Gelson Inácio dos Santos – Senai de Itu

Lothar Antenor Bazanella – Prodam

Marcus Aurélio de Carvalho – Rádio Globo

Naziberto Lopes de Oliveira – Coordenador da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Priscila Branca Neves – Serasa

Viviane Ferreira da Silva – Internet Banking Bradesco

12h – Síntese do Encontro – Dra. Linamara Rizzo Battistella – Secretária de Estado

12h15 – Apresentação Musical com Giovanna Maira

12h30 – Encerramento com Brunch. 

Serviço:

Seminário: “O mercado de trabalho e a pessoa com deficiência. Os cegos trabalham, sim! Por que não?”

Data: quarta-feira, 25 de junho de 2008

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, 3º andar, Portão 10, na Barra Funda, zona oeste da capital

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência

C.C.