Secretaria do Meio Ambiente realiza 1º Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Curso prossegue até sexta-feira, dia 12, em Atibaia

qui, 11/05/2000 - 20h04 | Do Portal do Governo

Está sendo realizado em Atibaia, o 1º Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais de 2000. O curso, que é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem como objetivo difundir por todo o Estado, ações preventivas que amenizem o impacto ambiental das queimadas e incêndios florestais no período de estiagem, de junho a outubro. No ano passado, mais de 88 mil hectares de vegetação foram queimados em São Paulo, tendo sido registrados 14.410 focos de incêndios nas matas.
Conforme explica o diretor do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, José Edílson Marques Dias, a ação do homem, como o costume milenar de provocar queimadas, nas práticas agrícolas, e o mau hábito de jogar bitucas de cigarros nas estradas, tem sido as principais causas de incêndio.
Ele alerta para a preocupação de que neste ano se repitam as condições climáticas do ano passado, com um período prolongado de seca e afirma que a Secretaria do Meio Ambiente continuará autuando rigorosamente os infratores, além de procurar disseminar cada vez mais as informações sobre os riscos e danos causados pelos incêndios florestais.
Na última terça-feira, 74 novas viaturas foram entregues pelo governador Mário Covas ao DEPRN e à Polícia Florestal e de Mananciais, reforçando a atuação desses órgãos na Operação Mata Fogo.
A coordenadora do treinamento, Marília Vasquez, informou que, dentre as atividades preventivas da Operação Mata Fogo efetivadas em 1999, em todo o estado, foram realizadas 610 palestras e exposições, atingindo cerca de 150 mil pessoas e foram distribuídos mais de 60 mil materiais de divulgação.
O treinamento acontece na Eco Pousada Pedra Grande (saída 65 da rodovia Pedro), em Atibaia.