Secretaria do Meio Ambiente lança três livros

Recuperação florestal, regularização fundiária e construção e manutenção de trilhas são os temas centrais das publicações

ter, 22/09/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a Fundação Florestal, lança nesta terça-feira, 22, três publicações: “Manual de Construção e Manutenção de Trilhas”, “Recuperação Florestal: um olhar social” e “Regularização Fundiária em Unidades de Conservação – As experiências dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”. O lançamento será realizado durante o IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Curitiba. 

O tema central do congresso será a interface das mudanças climáticas com as áreas protegidas e a conservação da biodiversidade. O secretário do meio ambiente, Xico Graziano, participará do congresso na quarta-feira, 23, com a palestra “Políticas Estaduais para um sistema de pagamento por serviços ecossistêmicos”. 

Duas profissionais da pasta também darão palestras. A primeira será ministrada nesta terça-feira, 22, quando a gerente de ecoturismo da Fundação Florestal, Anna Carolina Lobo vai falar sobre o “Programa Ecoturismo: as Unidades de Conservação paulistas para a sociedade”. Na quarta-feira, 23, a coordenadora de biodiversidade e recursos naturais, Helena Carrascosa, abordará a “Política Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais de São Paulo”. 

A secretaria contará ainda com dois eventos paralelos à programação geral do congresso. No primeiro, o diretor de operações da Fundação Florestal, Boris Alexandre César, apresentará algumas políticas públicas relacionadas à gestão de Unidades de Conservação (UCs). A pasta vai participar de duas mesas redondas onde serão abordados temas como as Áreas de Proteção Ambiental – APAs paulistas e os projetos ambientais. 

Da Secretaria do Meio Ambiente