Secretaria do Meio Ambiente lança programa Trilhas de SP

Projeto incentiva prática do turismo e ecoturismo

qui, 28/08/2008 - 11h15 | Do Portal do Governo

Explorar as riquezas naturais do Estado de São Paulo. A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Fundação Florestal vão convidar os amantes da natureza a conhecer 40 trilhas distribuídas em 19 Unidades de Conservação do Estado paulista .

No dia 28 de agosto, acontece o lançamento da primeira fase do Programa Trilhas de São Paulo – ação pioneira que já mapeou  mais de 200 km de trilhas em áreas protegidas do Estado. E para despertar a vontade de percorrer cada uma destas áreas naturais, a SMA e a Fundação Florestal criaram o Passaporte para as Trilhas de São Paulo.

As 40 trilhas classificadas em níveis baixo, médio e alto, estão mapeadas em um caderno de bolso, similar a um passaporte, com informações dos parques, atrativos e trilhas. No passaporte há espaço para carimbar a trilha percorrida e cada etapa preenchida vale um brinde.

Com o seu conjunto de trilhas, o Programa pretende interligar todos os ecossistemas, regiões e paisagens do Estado de São Paulo como as grandes trilhas pelo mundo, assemelhando-se ao Appalachian National Scenic Trail – parque-trilha que interliga a costa leste dos Estados Unidos, e ao Sendero de Chile – caminho que percorre norte a sul do país sul-americano.

O Programa trilhas de São Paulo integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo da SMA, que, além do passaporte, vai investir nas trilhas do estado paulista lançando manuais de monitoramento dos impactos da visitação e de interpretação ambiental das trilhas.

Além disso, a SMA também desenvolve o Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica, que por meio de um contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em quatro anos, nvestirá US$ 15 milhões nos Parques Estaduais de Ilhabela, Ilha do cardoso, Carlos Botelho, Intervales, Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira, consolidando as unidadesde conservação como produtos turísticos com capacidade de atrais visitantes, preservando o capital socioambiental das regiões envolvidas.

Da Secretaria do Meio Ambiente