Secretaria do Meio Ambiente elabora documento para Rio+20

Documento que trata de desenvolvimento sustentável foi apresentado em reunião da Pasta

qua, 16/05/2012 - 17h45 | Do Portal do Governo

Rio+20, nova regulamentação do teor de fósforo em detergentes em pó e mudanças em diretorias: esses foram os assuntos da reunião dessa terça, 15, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

Na ocasião, o presidente do Conselho e secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, apresentou os novos diretores do Instituto Florestal (IF), Miguel Luiz, e da Fundação Florestal (FF), Olavo Reino Francisco.

Outro tema de destaque foi o teor de fósforo em detergentes em pó – substância encontrada nos esgotos sem tratamento, atividades agrícolas e em produtos de limpeza e que tem características poluentes relevantes. Segundo o engenheiro José Eduardo Bevilacqua, da CETESB, seu excesso provoca, entre outras coisas, o crescimento exagerado em algas marinhas, prejudica corpos d’´água e inviabiliza o uso humano dos recursos hídricos.

Desde 2005, quando o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) publicou a Resolução 259/05 para redução gradual dos níveis de fósforo na produção dos detergentes em pó, os níveis de fósforo reduziram em todos os 214 pontos monitorados pela companhia, de acordo com relatório apresentado pela CETESB na reunião de ontem.

Rio+20

O Conselho Estadual do Meio Ambiente também apresentou uma carta de manifestação oficial que será encaminhado às autoridades durante a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável que será realizada no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho. Os conselheiros se reuniram em um Grupo de Trabalho, formado há um mês, em prol do desenvolvimento sustentável. O texto inclui assuntos como a participação pública da sociedade civil na elaboração de políticas locais, acesso à informação, reflexão sobre a Agenda 21 dos municípios e a reintegração de compromissos ambientais já assumidos na Rio 92, Rio+10, Convenções do Clima e Biodiversidade e metas de Aishi/Nagóia.

Do Portal do Governo de São Paulo