Secretaria do Meio Ambiente divulga lista de animais ameaçados de extinção

Objetivo do novo Livro Vermelho da Fauna Paulista é auxiliar no combate ao tráfico e ao comércio ilegal das espécies

qua, 02/06/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

As espécies ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo foram divulgadas no Livro Vermelho da Fauna, que a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Fundação Parque Zoológico acabaram de lançar.

Chamada Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo – Vertebrados, a publicação é a atualização, após dez anos, de edição anterior, e relaciona os animais ameaçados com base na última lista de fauna, publicada em outubro de 2008. Os “livros vermelhos da fauna ameaçada” são considerados mecanismos de combate ao tráfico e ao comércio ilegal de espécies.

A novidade da edição é que a metodologia utilizada segue os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A lista relaciona desde as espécies ameaçadas de extinção até as muito pouco pesquisadas. Com linguagem e visual agradáveis, imagens e mapas das espécies e dos locais onde ocorrem a ilegalidade, o livro é indicado não só para técnicos da área, mas também para todos os cidadãos interessados em obter informações sobre o assunto.

Categorias

A publicação apresenta, ao todo, 436 espécies e subespécies, 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado. Destas, 86 foram consideradas quase ameaçadas, ou seja, ainda não sofrem ameaças, mas demandam atenção para que não entrem nessa classificação. O fato de um animal aparecer na lista da fauna ameaçada significa que ele está sofrendo risco de extinção e pode desaparecer em um curto espaço de tempo se nada for feito.

Dentro das categorias de ameaça, as espécies que correm maior risco de extinção são classificadas como Criticamente em Perigo (CR), seguida pelas categorias Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU) – na qual, apesar de sofrer risco de extinção, não está em situação tão crítica.

Foram impressos dois mil exemplares do Livro Vermelho da Fauna Paulista, que não serão comercializados, mas estarão disponíveis em bibliotecas, universidades e centros de pesquisas, além de serem distribuídos aos 87 autores da obra. Os interessados também podem baixar a obra na internet, grátis, na página http://www.ambiente.sp.gov.br/fauna/livro_vermelho2009.zip.

Da Agência Imprensa Oficial