Secretaria do Meio Ambiente cria cartilha sobre abandono de animais em parques

Material visa conscientizar a população sobre o problema e mostra como todos podem ajudar a solucioná-lo

qua, 09/05/2012 - 14h10 | Do Portal do Governo

O abandono de animais, principalmente domésticos, é um problema comum, fruto da falta de informação da população, que acredita que os bichos conseguem viver bem por conta própria. As pessoas esquecem que animais domésticos precisam de cuidados dos seres humanos e quando abandonados ficam sujeitos a crueldades. Os animais silvestres precisam de um tempo para se acostumarem novamente com seu habitat natural e podem sofrer muito antes ficarem bem na natureza novamente.

Para conscientizar a população de que este é um problema grave, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente criou a cartilha “Abandono de Animais em Parques”. O material busca informar que o abandono pode levar à morte e que animais abandonados ficam vulneráveis e sujeitos a doenças que podem ser transmitidas a outros animais e aos humanos também. O informativo ainda lembra que eles podem ficar agressivos e que o abandono pode gerar o problema da reprodução sem controle.

A cartilha também fornece dicas de como ajudar a resolver esse problema e ensina como lidar com animais que vivem em parques e o que fazer caso encontre um animal sivestre fora de seu habitat. Quem tem acesso ao material fica ciente das questões legais ambientais e de saúde pública, que envolvem o abandono de animais.

O informativo será distribuído no entorno dos parques e está disponível no site.

Do Portal do Governo do Estado