Secretaria do Meio Ambiente atende acidente com caminhão no acesso da Avenida dos Bandeirantes para

nd

qui, 05/04/2001 - 10h15 | Do Portal do Governo

Técnicos da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, estão atendendo desde às 23 horas desta quarta-feira, dia 4, um acidente envolvendo um caminhão que transportava álcool etílico e que tombou no acesso da Avenida dos Bandeirantes para a Rodovia dos Imigrantes. O caminhão, da Sarsil Transportes Ltda., que vinha de Paulínia, com destino para a região do ABC, carregava 30 mil litros de álcool, quando tombou na pista por volta das 21h30.

Cerca de 15 mil litros do produto – altamente inflamável – , que ainda estavam nos compartimentos do tanque do caminhão já foram transferidos para outro caminhão providenciado pela transportadora. Dos 15 mil litros que vazaram, parte havia ficado retida em diques de areia instalados na própria pista, e também já foram retirados por caminhões-vácuo, e parte se escoou pela galeria pluvial. Segundo os técnicos, como o álcool é solubilizado na água e apresenta biodegradabilidade bastante alta, a tendência é que o produto se misture às águas ao atingir algum córrego e não apresente maiores impactos ambientais.

O caminhão acidentado foi destombado por volta das 8h45 da manhã desta quinta-feira, dia 5, e um guincho se encontra no local, devendo proceder à remoção do veículo em seguida e possibilitando a desinterdição do acesso para a Rodovia dos Imigrantes. Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente continuarão acompanhando a operação emergencial até que a situação esteja normalizada.