Secretaria do Emprego participa de feira destinada a pessoas com deficiência

Evento aproximará Estado e iniciativa privada para captação de vagas de emprego

qua, 23/04/2008 - 20h57 | Do Portal do Governo

O Padef – Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, participará da Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece entre os dias 24 e 27 de abril de 2008, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A feira será destinada a pessoas com deficiências – físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas -, familiares e profissionais que prestam serviços para esse público.

O objetivo do PADEF é oferecer trabalho para a pessoa portadora de deficiência. A participação do programa na Reatech será oportunidade de aproximação com a iniciativa privada para captação de oportunidades de emprego. No ano passado, em todo o Estado de São Paulo, 1402 candidatos conseguiram trabalho por meio do PADEF, o que representa aumento de 288% em relação a 2006.

A feira Reatech oferecerá orientações aos cidadãos segundo os perfis profissionais e de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Os expositores serão órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de organizações não-governamentais e empresas que defendem e fiscalizam os direitos da pessoa com deficiência.

O Padef oferecerá, no stand do CAPPD (Conselho Estadual de Assuntos Para Pessoa Portadora de Deficiência), cadastro de pessoas com deficiência e orientação tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Além disso, no local haverá atualização cadastral, recebimento de currículos, captação de vagas e distribuição de folders.

As atrações do evento estarão relacionadas com novas tecnologias, equipamentos e serviços para pessoas com deficiência; oportunidades no mercado de trabalho; esportes adaptados; terapias; fisioterapia e hidroterapia; higiene pessoal; informática; publicações; espaço interativo para apresentações artísticas, culturais e esportivas produzidas por e para pessoas com deficiência.

A estimativa dos organizadores é de que aproximadamente 40 mil pessoas visitem a Reatech. A entrada é aberta ao público em geral. É necessário fazer credenciamento no site oficial da feira (www.feirasnacipa.com.br/reatech) ou no local do evento.

Padef

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência – PADEF cadastra, seleciona, orienta e encaminha pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla para o mercado de trabalho. Isso é feito através da intermediação de mão-de-obra dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), da Secretaria do Emprego. Os candidatos são cadastrados e avaliados segundo o perfil profissional, orientados quanto às exigências do mercado de trabalho, selecionados e encaminhados às vagas disponíveis.

O programa atende também às necessidades dos empregadores, através de orientações sobre o cumprimento da lei federal n. 8.213/91 – estabelece que empresas com 100 ou mais empregados são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência – e oferece assessoria técnica às empresas quanto a análise de funções, acessibilidade e estrutura do ambiente de trabalho.

Para concorrer a vagas de emprego ou receber orientação, o cidadão portador de deficiência deve se dirigir ao PAT mais próximo de sua residência, levando RG, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e laudo médico comprovando sua deficiência. Os endereços dos PATs de todo o Estado estão no site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (www.emprego.sp.gov.br).   

Serviço:

Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade // stand do CAPPD (Conselho Estadual de Assuntos Para Pessoa Portadora de Deficiência)
Data: 24 a 27 de abril de 2008

Horários: 13:00 às 21:00h (quinta  a sexta) e 10:00 às 19:00h (sábado a domingo)
Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP)
Entrada: aberta ao público em geral. Credenciamento no site oficial da feira ou no local do evento.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho 
 

C.M.