Secretaria define 50 mil vagas para ensino técnico

Alunos poderão cursar Gestão de Pequenas Empresas neste ano

qua, 12/03/2008 - 16h20 | Do Portal do Governo

Os estudantes de Ensino Médio do Estado terão a partir deste ano uma novidade proporcionada pela Secretaria de Estado da Educação: cursos técnicos gratuitos em Gestão de Pequenas Empresas. A pasta definiu que esta modalidade será oferecida a 50 mil alunos, todos da Grande São Paulo, a partir do 2º ano. Somente para a capital serão cerca de 24 mil vagas.O Diário Oficial do Estado trouxe as regras de como será oferecido o ensino técnico.

A Secretaria definiu quantas vagas haverá pode região da Grande São Paulo. O número poderá sofrer alteração apenas pela identificação de demanda diferente.O curso técnico será semi-presencial, no modelo Tele Curso Técnico, em parceria com o Centro Paula Souza, referência na área. A Secretaria estuda a forma de seleção dos alunos que poderão participar e pretende ampliar a oferta gradativamente.

A idéia é, após esta fase inicial na Grande São Paulo, levar o projeto para interior e litoral do Estado. A Secretaria estimado gasto de R$ 40 milhões para treinamento, equipamentos e materiais didáticos.Certificado pelo Paula Souza em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o curso terá duração de três semestres.

O aluno deve começar a cursa-lo no 2º ano, nos períodos noturno e diurno. Serão seis aulas semanais. As classes irão variar de 35 a 43 alunos.Ao se interessar pelo curso, o aluno deverá solicitar por escrito sua participação. Os alunos que preferirem poderão continuar os estudos utilizando este período para recuperação do aprendizado.“É um projeto importante, que segue o determinado na Lei de Diretrizes e

Bases da Educação. É uma novidade em todo o Brasil. Um incentivo aos alunos, um novo caminho”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.Outras modalidades estão sendo estudadas para implantação.

As aulas do Tele Curso Técnico serão ministradas em sala de aula específica. O quadro de professores que irão exercer as funções de Orientador de Aprendizagem e de Tutor de Alunos deverá ser composto e formalizado até 14 de março.

Para receber os cursos as escolas deverão ter salas de aula disponíveis. Se não houver, a Secretaria colocará o curso em unidade próxima, podendo as aulas acontecerem até aos sábados.Os professores responsáveis pelas novas aulas técnicas serão, preferencialmente, da mesma escola e receberão por maior carga horária ou carga horária suplementar.

Da Secretaria da Educação