Secretaria de Saúde prepara esquema para atender população durante visita do Papa

Esquema terá postos médicos, ambulâncias e hospitais de prontidão

ter, 08/05/2007 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde preparou uma mega-operação para garantir que a população tenha socorro imediato de saúde caso seja necessário, na capital e interior, durante a visita do papa Bento XVI a São Paulo. Também organizou um esquema especial para que o líder da Igreja Católica tenha assistência 24 horas por dia, a partir desta quarta-feira, 9 de maio.

Para a missa no Campo de Marte, nesta sexta-feira, 11 de maio, quando se espera um público de um milhão de pessoas, a Secretaria fechou parceria com a São Paulo Turismo, órgão da Prefeitura. Dez postos médicos atenderão o público no local. Esses postos serão montados pelas Forças Armadas, sendo seis do exército, dois da aeronáutica e dois da marinha. A Prefeitura ainda será a responsável por outros dois postos médicos de grande porte.

Também serão montados 15 postos de resgate que poderão atender com macas as emergências em meio à multidão. No total, 24 ambulâncias serão destinadas ao evento, seis delas do tipo UTI móvel. Os hospitais acionados para o avento serão o Conjunto Hospitalar Mandaqui, da Secretaria, e os pronto-socorros de Santana e do Tatuapé, da prefeitura.

Para a missa com a juventude, no estádio do Pacaembu, nesta quinta-feira, 10 de maio, onde são esperadas 35 mil pessoas, o esquema será o seguinte: três postos médicos internos, três externos e 12 ambulâncias.

Em Aparecida serão cinco postos ambulatoriais à disposição do público, montados pelo Exército. Já a Aeronáutica será a responsável por um hospital de campanha, que inclusive poderá realizar cirurgias de urgência. Além do Hospital Regional do Vale do Paraíba, as Santas Casas de Aparecida e Guaratinguetá estarão de prontidão.

“A principal preocupação é com o esforço para acompanhar a passagem do papa por São Paulo. Com o calor, podemos ter situações de emergência, com desmaios e quedas de pressão”, afirma Wladimir Taborda, coordenador da Secretaria o projeto de retaguarda ao papa e à população durante a visita.

Cuidados com o papa

Para qualquer atendimento ou urgência relacionado à sua saúde, o líder da Igreja Católica terá, por exemplo, uma ambulância de suporte avançado (tipo UTI móvel) 24 horas por dia à disposição. Além disso, todo o andar da terapia intensiva do Hospital Santa Catarina, que cedeu a ambulância que o acompanhará, será isolado. Uma suíte da UTI cardiológica será reservada para o Papa.

Sob responsabilidade do Santa Catarina, o veículo aguardará o papa desde sua chegada ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e o acompanhará em todo trajeto até o mosteiro de São Bento, no Centro. De lá a ambulância só sairá durante as missas no Campo de Marte e no estádio do Pacaembu e nos eventos em Aparecida e Guaratinguetá. Outra ambulância do mesmo porte estará a cargo da comitiva que acompanha o sacerdote, composta por aproximadamente 30 autoridades eclesiásticas.

Caso haja necessidade de uma remoção aérea, o helicóptero Águia número 2 (HB 350 em versão aeromédica) da Polícia Militar estará à disposição. O heliponto do hospital Santa Catarina tem acesso direto com a terapia intensiva.

Os responsáveis pela saúde do Sumo Pontífice durante toda sua passagem pelo Estado de São Paulo serão o professor doutor José Honório Palma, cirurgião cardíaco integrante da equipe do Santa Catarina, e o tenente do Corpo de Bombeiros e capitão médico da PM César Galeti.

O hospital Santa Catarina foi escolhido para a retaguarda médica durante a visita por sua localização e por poder designar uma de suas alas para o papa e sua equipe. A Secretaria não quis ocupar um de seus hospitais e, assim, correr o risco de prejudicar o atendimento à população. Outros dois hospitais da Capital foram designados para atender a comitiva do Vaticano. São eles: o Hospital São José, que integra o complexo hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo, e o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.

“Está tudo pronto para receber o papa. São Paulo tem uma das mais bem equipadas redes de saúde do mundo, apta a receber qualquer pessoa. O esquema está preparado para qualquer emergência”, diz Taborda.

Durante a viagem a Aparecida e Guaratinguetá, o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, será a referência para um eventual atendimento hospitalar ao Papa.

Da Secretaria da Saúde