Secretaria de Saúde lança três livros sobre aids

Lançamento fez parte das atividades do Dia Mundial de Luta conta a AIDS, 1º de dezembro

qua, 05/12/2007 - 9h44 | Do Portal do Governo

Três publicações com estudos referentes à aids no Estado de São Paulo, do CRT DST Aids, foram lançadas dia 30 de novembro como parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro.

A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é adotada por 140 países. Neste ano, para marcar as ações contra a doença o Ministério da Saúde aborda o tema prevenção do HIV entre jovens.

Foram publicados três mil exemplares de cada obra, que será distribuída entre os profissionais de saúde da rede pública.

O livro Prevenção das DST/Aids em Adolescentes e Jovens: Brochuras de Referências para Profissionais de Saúde é de autoria dos especialistas Teo Weingrill e Gabriela Calazans. Fornece subsídios técnicos, conceituais e legais para o desenvolvimento de ações de prevenção para esse grupo etário.

Desde o início da epidemia, em 1981, dos 138.341 casos de aids notificados no Estado, 16.154 referem-se a jovens e adolescentes.

O acesso à rede básica aos portadores de HIV é tratado em DST/Aids e Rede Básica: Uma Integração Necessária, de Ivone de Paula e Ione Aquemi Guibu.

Já a experiência bem-sucedida no Estado de São Paulo em relação ao tratamento de soropositivos com as medicações anti-retrovirais é abordada na publicação Adesão: da Teoria à Prática, da infectologista Joselita M. Magalhães e da jornalista Emi Shimma.

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)