Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente recebe ação da Virada Inclusiva

Apresentação na abertura do evento abordou temas como a inclusão e a acessibilidade para as pessoas com deficiência

qua, 04/12/2019 - 9h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

A edição deste ano da Virada Inclusiva, realizada entre 29 de novembro e esta terça-feira (3), contou com a participação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) e da Fundação Florestal. Na abertura, o tema da palestra da professora Liliane Garcez foi “Inclusão: a acessibilidade como meta”. A apresentação ocorreu na sede da SIMA.

“A acessibilidade é tema de atenção em nossa gestão. E nosso trabalho é para que esteja presente nos equipamentos de uso público”, enfatiza Luiz Carlos Santoro, secretário-executivo da SIMA, que representou no evento o secretário Marcos Penido.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a docente iniciou a palestra citando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que busca estimular, proteger e assegurar o exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e promover o respeito pela dignidade.

Direitos

A professora frisou que os direitos das pessoas com deficiência devem ser entendidos dentro da perspectiva de direitos humanos. O artigo 2 da Convenção, que trata do desenho universal, também foi tema da palestra.

O texto diz respeito à concepção de produtos, ambiente, meios de comunicação, programas, tecnologias e serviços para serem usados de forma autônoma e segura por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.

Segundo a docente, 15% da população mundial possuem algum tipo de deficiência (ou seja, 1 bilhão de pessoas). No Brasil, são 31 milhões, o dobro da população do Equador e o triplo da de Portugal.

“É primordial ampliar o acesso a todos, principalmente para que as pessoas com deficiência possam sentir de perto a nossa biodiversidade. Recentemente, fizemos uma parceria com as APAEs da região dos Parques Estaduais Carlos Botelho e Campina do Encantado. Assim, estamos despertando nos alunos a importância do plantio de mudas”, salienta Danilo Angelucci de Amorim, diretor do Litoral Sul da Fundação Florestal, que representou o diretor-executivo da instituição, Rodrigo Levkovicz.

Virada Inclusiva

Idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Virada Inclusiva marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (3). A data, portanto, estabelece um movimento contínuo de mudança de modelo nas relações sociais e interação com o meio ambiente.

A capital e outros municípios do Estado participaram da iniciativa, com atividades culturais, esportivas e de recreação nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, centro culturais, bibliotecas, metrô e demais espaços coletivos, públicos e privados.

Além da palestra, a Fundação Florestal coordenou atividades especiais nos parques estaduais Jaraguá, Carlos Botelho e Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar. Plantio de mudas, observação de aves, trilhas, ecobrinquedos e ecojogos, especialmente feitos para a ocasião, sensibilizaram e integraram os participantes.