Secretaria de Estado da Saúde promove Fórum anual de debates sobre saúde pública

XIII Fórum de Promoção da Saúde reúne especialistas da pasta para debater metodologias e ações de prevenção, promoção e preservação do SUS

qui, 25/11/2021 - 18h27 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), promove, em 29 de novembro, o XIII Fórum de Promoção da Saúde. O evento, que acontece desde 2009, debate o acesso a informações e análises sobre a promoção da saúde, facilitando a produção de estudos e pesquisas, bem como o aprimoramento de políticas e projetos na área.

A edição deste ano aborda a relação entre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e a COVID-19, e discute também a eficiência de medidas vigentes no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca estabelecer a troca de experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores e demais representantes de outros setores da sociedade, e conta com a participação de renomados especialistas da vigilância em saúde da Secretaria e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

“Nosso objetivo no Fórum é reforçar as políticas públicas na área da saúde e debater o cenário para avançarmos e melhorarmos cada vez mais, principalmente com ações voltadas ao enfrentamento e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e sua correlação com a COVID-19, facilitando a produção de estudos e pesquisas nesse sentido”, afirma o diretor da Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da CCD, Marco Antônio de Moraes.

O encontro será dividido em três mesas redondas que serão ministradas por especialistas da área, apresentando os mais diversos temas como o quadro atual da COVID-19 no Estado de São Paulo, elementos conceituais e práticos na construção de indicadores e medidas para o enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), entre outros.

“É uma oportunidade para o intercâmbio de informações e experiências sobre Promoção da Saúde, colaborando com os gestores na tomada de decisões e ampliando a efetividade dessas ações no SUS de São Paulo”, enfatiza Regiane Cardoso de Paula, coordenadora da CCD, que também participará de uma mesa-redonda.

O Fórum será transmitido em tempo real para todo o público interessado através do canal da CCD no YouTube (https://bit.ly/3HVUpF2). Os debates começam às 9h, com encerramento às 16h30. A programação pode ser conferida no link: https://bit.ly/32yrJlr.