Secretaria de Estado da Habitação sorteia 34 casas em Tejupá

O sorteio será no Distrito de Ribeirão Bonito; o investimento na construção das moradias é de R$ 501,6 mil

qui, 21/06/2007 - 9h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), sorteia no próximo sábado, dia 23, mais 34 casas em Tejupá, Região Administrativa de Sorocaba. O sorteio será às 11 horas, no Distrito de Ribeirão Bonito, na Escola Municipal José Moreira, Rua Gamalier Tristão, s/n°.

Estão inscritas 80 famílias, todas com rendimentos mensais entre um e três salários mínimos. Elas concorrerão a casas com 43,18m² de área construída, dois dormitórios (o projeto permite ampliação para até quatro), sala, cozinha, banheiro e área de serviço, que serão construídas por meio do Programa Pró-Lar Autoconstrução. O investimento na construção do empreendimento será da ordem de R$ 501,6 mil. Os imóveis serão erguidos no próprio distrito.

Das 34 unidades, 7% serão destinadas a portadores de deficiência e 5% para idosos. As inscrições foram realizadas em abril de 2007, quando os candidatos receberam uma senha para participar do sorteio. As famílias que forem sorteadas serão convocadas posteriormente para fazer a habilitação, ou seja, apresentar documentos que comprovem os requisitos exigidos pela CDHU para ingressar no programa. Depois de habilitada, a família assinará o termo de compromisso para participar da construção das moradias.

O programa Pró-Lar Autoconstrução é realizado pela CDHU em parceria com os municípios. As prefeituras doam o terreno, executam a infra-estrutura e administram as obras, que são executadas pelos futuros moradores em regime de autoconstrução. A CDHU, por sua vez, repassa os recursos à prefeitura para compra das cestas de material de construção, treinamento da mão-de-obra, contratação de serviços técnicos específicos e supervisiona os trabalhos.

Esse programa é destinado, prioritariamente, a famílias com ganhos mensais entre um e três salários mínimos, que residem ou trabalham no município há pelo menos três anos, que não são proprietárias de imóvel e não dispõem de financiamento habitacional. Os beneficiários têm um prazo de 300 meses para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação equivalente a 15% da renda.

Outros investimentos: Desde 1995, a CDHU entregou 84 casas em Tejupá. No mesmo período, na Região Administrativa de Sorocaba, foram entregues 16.760 moradias. Mais 2.744 estão em construção.

Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural, Quilombolas e Crédito Habitacional.

Por meio deles, a Companhia atendeu 257.418 famílias com unidades habitacionais e obras de urbanização, de 1995 até hoje. Atualmente, estão em execução obras que beneficiarão mais 67.846 famílias. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)