Secretaria de Estado da Habitação reduz inadimplência em Limeira

Resultado é conseqüência do Programa Sempre em Dia

ter, 03/04/2007 - 11h14 | Do Portal do Governo

Após adotar medidas para recuperar o crédito habitacional e realizar plantões de atendimento em Limeira, a Secretaria de Estado da Habitação, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), conseguiu reduzir de 28% para 11% o índice de inadimplência no município. Nos plantões realizados, foram atendidos 1.317 mutuários que fecharam acordos com a Companhia, o que resultou em uma arrecadação de R$ 286 mil à vista. Outros R$ 2,4 milhões em débito foram parcelados.

Esse resultado é conseqüência do Programa Sempre em Dia, uma série de ações implantadas para adequar as normas financeiras às condições de pagamentos daqueles que estão com prestações em atraso. O programa tem como objetivo aumentar a arrecadação e estimular a negociação do débito de mutuários inadimplentes.

A meta é diminuir os percentuais de inadimplência não apenas em Limeira, onde a CDHU tem 4.858 contratos ativos, mas em todo o Estado. Para tanto, além de melhorar as condições para a regularização de débitos e facilitar o pagamento, a Companhia vai até os municípios como forma de agilizar o processo de negociação com os mutuários.

Os resultados têm sido positivos. Antes, a arrecadação mensal em todo Estado, em média, era de R$ 15 milhões, subindo para R$ 18,3 milhões em 2006. Em janeiro de 2007, alcançou a marca de R$ 22,5 milhões e,  em fevereiro, de R$ 20,4 milhões, valores esses bem superiores a igual período do ano passado.

Entre as medidas adotadas pelo programa está a redução dos juros cobrados por atraso em todos os contratos ativos de 12 % para 3% ao ano. O mutuário inadimplente também pode fechar um acordo e parcelar o débito com o pagamento de no mínimo uma parcela do montante em atraso.

Para incentivar o recebimento à vista, quem quitar a dívida terá isenção total dos juros de mora. Aos mutuários que já foram acionados judicialmente, a Companhia estendeu de 6 para até 100 meses o parcelamento da dívida, a fim de evitar a retomada dos imóveis.

Além dos plantões de atendimento, a CDHU oferece diversos serviços pela Internet. Acessando o site www.cdhu.sp.gov.br, o interessado pode obter informações sobre seu financiamento, emitir boletos de prestações, calcular o parcelamento de débito, realizar acordos e emitir parcela de amortização de débitos.

Da Assessoria de Imprensa da CDHU

 

(AM)