Secretaria de Estado da Habitação promove oficina sobre infra-estrutura verde

Tema da discussão foi a implantação da infra-estrutura verde em empreendimento da CDHU

ter, 19/06/2007 - 18h45 | Do Portal do Governo

A  Secretaria  de  Estado  da  Habitação,  por meio da Companhia de  Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizou nesta segunda-feira, 18, oficina  sobre  infra-estrutura  verde.  O  evento  foi  coordenado  pelo professor   doutor  Paulo  Pellegrino,  da  Faculdade  de  Arquitetura  e Urbanismo  da  Universidade  de  São  Paulo  (FAU-USP),  e  contou  com a participação   dos   especialistas  norte-americanos  Tom  von  Schrader, engenheiro  civil  e  diretor  da  Svr  Design, e Nate Cormier, arquiteto paisagista  e  mestre  por  Harvard.  O  objetivo  foi  discutir  com  os arquitetos  da  CDHU a aplicação do conceito de infra-estrutura verde nos empreendimentos Companhia.

O termo infra-estrutura verde é um conjunto de iniciativas que visa utilizar  os  recursos  naturais em prol das cidades como, por exemplo, a redução  das  ilhas  de  calor  e  o melhor aproveitamento da água. Essas iniciativas são classificadas em quatro grupos: preservação da vegetação, criação  de  espaços de convivência, instalação de ciclovias e de trilhas para pedestres, drenagem natural com filtragem e aproveitamento das águas da chuva.

Após  a  apresentação,  os arquitetos da CDHU estudaram a aplicação desse  conceito  usando,  para exercício, os empreendimentos Cubatão A2 e A5, que serão destinados a realocar as famílias a serem retiradas da área de  proteção  ambiental  da Serra do Mar. O exercício resultou em algumas propostas  como  a  implantação  de jardins de chuva nos espaços entre os prédios  e  sobre  as  lajes  para evitar alagamentos, de biovaletas para coleta,  filtração  da água da chuva e transporte da água tratada para os canais  que  circundam  a  área,  de  ciclovia  ao redor do conjunto e de estação de tratamento de esgoto para evitar a poluição do mangue que fica ao lado do empreendimento.

O    evento   foi   financiado   pelo   Banco   Interamericano   de Desenvolvimento  (BID),  por  intermédio  de convênio firmado com a CDHU. Parte  dos  recursos  do  convênio  é  aplicado  no  desenvolvimento  dos profissionais para melhoria dos programas habitacionais.

Da Secretaria da Habitação