Secretaria de Estado da Habitação faz plantões de atendimento em Taubaté

Plantões fazem parte do esforço concentrado da CDHU para diminuir a inadimplência

qua, 06/06/2007 - 13h35 | Do Portal do Governo

A  Secretaria  de  Estado  da  Habitação,  por  meio  da  Companhia  de Desenvolvimento  Habitacional  e  Urbano  (CDHU), está realizando no mês de junho  uma série de plantões de atendimento na Região de Campinas e no Vale do Paraíba para agilizar a negociação de débitos com os mutuários. A meta é atender  5.162 inadimplentes, em 90 conjuntos habitacionais. Em Taubaté, os plantões serão realizados nos dias 7 e 8.

A  CDHU  tem  2.368  contratos  ativos  no  município.  No entanto, 682 mutuários   estão  com  mais  de  três  prestações  atrasadas,  índice  que representa  28,8%  de  inadimplência. Para facilitar a negociação com esses inadimplentes,  a  equipe  da  Companhia  fará  plantões na Escola Estadual Miguel  Pistilli, Rua Miguel Pistilli, nº 142, Cecap, Taubaté. O horário de atendimento será das 9 às 17 horas.

A  meta  é  diminuir  os  percentuais  de  inadimplência  não apenas em Taubaté,  mas  em  todo  o  Estado e aumentar a arrecadação. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas para recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos inadimplentes. Os resultados têm sido positivos.  Em  abril,  a  CDHU atingiu o menor índice de inadimplência dos últimos  três anos, fechando o mês com 23,3%. No início de 2007 esse número era de quase 30%.

A  Região de Campinas é a terceira colocada no ranking da inadimplência da  CDHU  no  Estado de São Paulo, com 20,6% dos mutuários com mais de três prestações  em  atraso.  Os líderes são Marília e Bauru, com 18,5% e 18,9%, respectivamente.  Já  o  escritório  regional  da Companhia em Taubaté, que atende  os  municípios  do Vale do Paraíba, com 28,7%, vem trabalhando para melhorar  os  números  e  após os plantões deverá apresentar uma redução no índice.

No  mês  de  março,  a  Companhia  bateu outro recorde. Atingiu a maior arrecadação  mensal  da  sua  história,  com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira  de  307  mil  mutuários.  Desse  total, mais de 39 mil estavam em atraso  havia  mais  de  um ano, o que significa uma recuperação de crédito inédita  em  apenas um mês. Tudo isso é reflexo das ações que a empresa vem implantando.

Essas  medidas  fazem parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros  das  prestações  em  atraso  de  12%  para  3% ao ano. Além disso, o mutuário  pode  parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar  o  valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para  quitar  ou  reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode  ser  usado  também  para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar. Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora.

Os  mutuários  que  quiserem  saber  mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem  acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre  o  financiamento,  emissão  de  boletos  de  prestações,  cálculo do parcelamento  da  dívida,  acordos  e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Secretaria da Habitação