Secretaria de Estado da Habitação entrega 75 casas em Sales

Investimento na construção das unidades é de R$ 1 milhão

qui, 28/06/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entrega nesta sexta-feira, dia 29, 75 casas em Sales, Região de São José do Rio Preto. A solenidade será às 19 horas, no Conjunto Habitacional Sales E, Rua Gabriel Assad, s/n°, bairro Nossa Senhora Aparecida. O diretor-administrativo da CDHU, Manoel de Jesus Gonçalves, estará presente na solenidade, representando o secretário Lair Krähenbühl. O investimento na construção das novas unidades é de R$ 1 milhão.

As casas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 43,18 m² de área construída. O projeto permite a ampliação para até quatro dormitórios. As moradias foram erguidas por meio do programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto), realizado pela CDHU em parceria com os municípios. As prefeituras doam o terreno, executam a infra-estrutura e administram as obras, que são executadas pelos futuros moradores em regime de autoconstrução. A CDHU, por sua vez, repassa os recursos para compra das cestas de material de construção e supervisiona todas as etapas dos trabalhos, além de fornecer o projeto e assistência técnica à prefeitura.

O programa é destinado, prioritariamente, a famílias com ganhos mensais entre um e três salários mínimos, que residem ou trabalham no município há pelo menos três anos, que não sejam proprietárias de imóvel e não disponham de financiamento habitacional. Os beneficiários têm um prazo de 300 meses para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação equivalente a 15% da renda. Em Sales, 98% das famílias que receberão as chaves da casa própria se enquadram nessa faixa de rendimentos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)