Secretaria de Estado da Cultura realiza 2º Encontro Paulista de Museus

Com três dias de programação, evento reúne representantes de todo o Estado para discutir o desenvolvimento da área museológica

seg, 21/06/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus SISEM-SP, realizará, entre os dias 22 e 24 de junho, o 2º Encontro Paulista de Museus no Memorial da America Latina, em São Paulo. O Encontro reunirá 29 palestrantes, sob o tema “Ser Diferente: Fazer Diferença“. O público previsto é de mil pessoas, e pela primeira vez, Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura terão uma programação paralela para discutir a importância de políticas públicas na área, parcerias em investimentos e leis de incentivo.

Criado em 2009 por causa da necessidade de se discutir as questões referentes à área museológica, o evento tem o objetivo de promover o fortalecimento dos museus. Nesta edição, serão mostradas as mudanças e o crescimento da atividade em São Paulo, a partir das medidas adotadas no Encontro do ano passado, com a implantação dos polos regionais do SISEM-SP.

Abertura (22/6)

O primeiro dia começa com a apresentação do Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, seguido pelo presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José Nascimento Júnior, e pela coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura (UPPM/SEC), Claudinéli Moreira Ramos. Na seqüência, terá início a Conferência Magna, com a participação de Ana Tomé, diretora do Centro Cultural da Espanha em São Paulo – Embajada de España en Brasil, Carme Prats, diretora dos Centros e Museus de Ciências da Prefeitura de Barcelona (Espanha), e Gilberto Dimenstein, da ONG Cidade Escola Aprendiz, jornalista conhecido por seu envolvimento com a cultura paulista.

À tarde, o público poderá conferir três palestras. A primeira será sobre gestão e planejamento estratégico nos museus, com foco para a profissionalização da área. Em seguida, estratégias para diversificar a programação cultural serão demonstradas pelo artista e curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, e por Camilo Torres, vice-presidente da Associação Brasileira de Circo. Na terceira palestra, Claudinéli Moreira Ramos e Márcia Pazin apresentarão o trabalho inédito de documentação desenvolvido em 15 museus da Secretaria de Estado da Cultura. O dia se encerra com show de André Abujamra.

2º dia (23/6)

A diretora do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus, Cecília Machado, inicia a programação com uma palestra sobre a função e a prática desse sistema, seguida por apresentação de Secretários Municipais de Cultura de três regiões do Estado, que farão um balanço das realizações e dos desafios enfrentados durante o trabalho. Na sequência, serão discutidas as dez propostas prioritárias para a política estadual de museus e, à tarde, os participantes farão visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu Afro Brasil, Pinacoteca do Estado ou ao MASP.

Encerramento (24/6)

O papel social dos museus será o enfoque da discussão que proporcionará um intercâmbio de experiências bem-sucedidas na relação museu-comunidade. Nesse debate, representantes de instituições da Colômbia e do Brasil apresentarão seus casos de sucesso. No debate seguinte, a imagem dos museus será discutida a partir da percepção de profissionais da imprensa ou de patrocinadores. Ao final do Encontro, haverá a reunião de propostas paulistas para o 4° Fórum Nacional de Museus, que será realizado de 12 a 17 de julho em Brasília.

Programação paralela

No dia 23/6, acontece também, o Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura e o 2º Encontro de Centros e Museus de Ciências. Criado nesta edição, o encontro de dirigentes tem como objetivo estimular a concretização dos projetos municipais. Já o encontro de instituições de ciências busca estimular a discussão sobre os avanços na popularização de instituições culturais de caráter científico e tecnológico.

Serviço 

O link para inscrições no Encontro Paulista de Museus está disponível em www.cultura.sp.gov.br ou diretamente no site do Encontro:  http://www.metodoeventos.com.br/encontrodemuseus

Da Secretaria da Cultura