Secretaria de Ensino Superior lançou a Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Com a Univesp, vagas das três faculdades públicas paulistas foram ampliadas e melhor distribuídas

sáb, 26/12/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O ensino superior público de qualidade deu neste ano um importante passo com a inauguração dos primeiros cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O programa de ensino à distância aumenta e distribui o número de vagas oferecidas pelas três universidades públicas paulistas.

Os cursos da Universidade Virtual são desenvolvidos em parceria com as três universidades estaduais de São Paulo (USP, Unicamp e Unesp) e com o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado.

O primeiro oferecido foi o curso de pedagogia com 5 mil vagas para 2010 e 2011, promovido pela Unesp. O curso é destinado à formação de professores em exercício no Estado para a educação infantil, para as séries iniciais do ensino fundamental e para a gestão de unidades escolares.

Ao todo, 7.987 candidatos se inscreveram para preencher as 1.350 vagas oferecidas. O curso teve uma média de 5,9 candidatos disputando cada vaga – número quatro vezes maior que a média nacional de candidatos/vaga em pedagogia, de acordo com dados do INEP/MEC.

O Espaço Univesp, antigo Teatro Franco Zampari, vai funcionar como sede física do programa para receber encontros, palestras, seminários e conferências da iniciativa. Já a Fundação Padre Anchieta, com a tecnologia digital no seu sistema de televisão, criou um canal dedicado à programação da universidade virtual: a Univesp TV. Além do canal digital, o programa semanal Univesp TV, veiculado pela TV Cultura, traz o melhor do conteúdo do canal digital em séries de conteúdo educativo.

Além disso, a Univesp ofereceu cursos online de idiomas para alunos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) das unidades da Região Metropolitana de São Paulo. Ao todo, são 10 mil vagas. Os cursos funcionam com encontros programados entre alunos e professores em chats e fóruns e material de apoio, como filmes em inglês e espanhol, divulgado no canal digital Univesp TV.

Saiba mais sobre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=204192&c=6

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo