Secretaria de Cultura do Estado promove 1º Concurso de Arranjos para Banda Sinfônica

nd

sex, 24/03/2000 - 9h38 | Do Portal do Governo


Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Nacional de Arranjos para Banda Sinfônica. O evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí, tem o objetivo de incentivar a criação de novos arranjos para Banda Sinfônica.

A idéia é apoiar a criação de arranjos em diversas áreas, como: modernização da escrita para banda usando a instrumentação padrão atual, ampliação e renovação do repertório brasileiro para este grupo e incentivo à produção entre os novos arranjadores. Podem participar músicos brasileiros ou naturalizados.

Serão três níves de premiação de adiantamento instrumental e de conjunto: Iniciante, Médio e Avançado. Cada categoria receberá 5 prêmios em dinheiro, além da editoração em computador, gravação em CD pela Orquestra de Sopros Brasileira e distribuição para todas as bandas inscritas no Projeto Pró-Banda do Estado de São Paulo. Os arranjos deverão ter no mínimo entre 3 e 6 minutos de duração.

O concurso está dividido em duas fases: na primeira eliminatória, serão selecionados 10 arranjos para cada nível. A fase final acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro, com a execução dos arranjos durante concerto aberto ao público. A premiação final das 15 obras selecionadas está marcada para o dia 24 de setembro, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório. No total serão distribuídos R$ 33 mil em prêmios.

As inscrições podem ser enviadas ao Conservatório de Tatuí até o dia 10 de junho. Todos os arranjos deverão ser originais e feitos sobre música brasileira: popular, regional, folclórica, de dança e etc.

Data das inscrições: Até 10/06/2000
Local: Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’
Rua São Bento, 415 – CEP: 18270-820 – Tatuí-SP