Secretaria de Agricultura promove projeto para produtores no Pontal do Paranapanema

Macaúba serve como fonte de produção de biodiesel para agricultura familiar

qua, 18/07/2012 - 8h02 | Do Portal do Governo

Um projeto de consolidação da cadeia do biodiesel de macaúba com a agricultura familiar será desenvolvido no Pontal do Paranapanema (SP). O objetivo é promover a geração de renda, segurança alimentar e o uso e conservação da biodiversidade local. O trabalho será feito pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura de São Paulo, em parceria com Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP) e outras instituições. 

A macaúba é uma palmeira nativa do Estado de São Paulo e se apresenta como uma alternativa para a agricultura familiar. Segundo o pesquisador Joaquim Adelino de Azevedo Filho, do Polo Leste Paulista/APTA Regional, a planta pode produzir mais de 5.000 kg de óleo por hectare, com baixo custo, devido a sua ampla adaptação aos diferentes tipos de solos e condições ambientais. Assim, permite que a agricultura familiar possa integrar a cadeia produtiva do biodiesel.

O trabalho será realizado nas comunidades rurais de Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio e Caiuá, localizadas no Pontal do Paranapanema, região sudoeste do Estado de São Paulo. O público beneficiado será composto basicamente de agricultores assentados, além de técnicos e pesquisadores de instituições parceiras.