Secretaria de Agricultura oferece cursos em diversas áreas

Para o mês de março, estão programados quatro eventos

qua, 04/03/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

As atividades ligadas à agricultura estão se tornando cada vez mais complexas, exigindo dos profissionais da área uma atualização constante. Por isso, a Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio – Apta, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem organizado diversos cursos, seminários e palestras sobre temas de interesse para o setor.

Para o mês de março, estão programados quatro eventos. O Curso de Aperfeiçoamento em Comercialização Agrícola, do Instituto de Economia Agrícola – IEA, tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos de comercialização, com ênfase nos principais problemas do setor, destacando os métodos de análise de mercado e seu papel no desenvolvimento do agronegócio.

O curso será realizado nas dependências do IEA, de 06 de março a 26 de junho de 2009 e será ministrado pelo professor Antonio Ambrosio Amaro, um dos maiores especialistas em Comercialização Agrícola no Brasil. O público-alvo é constituído por profissionais de diferentes formações e experiências, como engenheiros agrônomos, economistas, administradores de empresas e outros com interesse nas questões agrocomerciais.

Tópicos da Cultura da Cana-de-açúcar é outro curso que está com inscrições abertas. Promovido pelo Instituto Agronômico – IAC, através do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana. Com início previsto para 16 de março e duração de 19 semanas, o curso conta com módulos não-presenciais e aulas práticas.

 O objetivo desse curso é dar aos participantes uma visão geral sobre a botânica e a fisiologia da cana-de-açúcar abrangendo brotação, desenvolvimento radicular, crescimento e maturação, critérios de classificação de solos, melhoramento genético e manejo varietal, operações mecanizadas de preparo e cultivo, incluindo-se métodos para se avaliar a necessidade de realizar subsolagem entre outros.

O ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos esta oferecendo dois cursos, o primeiro, no Centro de Tecnologia de Embalagens – CETEA, é voltado para profissionais que atuam na indústria fabricante e usuária de embalagens plásticas e seus fornecedores. Coordenado pela pesquisadora Christiane Moreira, o curso Embalagens Plásticas Flexíveis: Propriedades e Qualidade tem como objetivo apresentar os conceitos básicos sobre o tema e correlacionar propriedades mecânicas e aspectos do processo de fabricação com o desempenho das embalagens, entre outros.

Completando o leque de opções, temos o Curso Teórico-Prático de Leites Fermentados Probióticos e Prebióticos que o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios – Tecnolat está disponibilizando para pesquisadores, empresários e profissionais da indústria de laticínios. O curso visa fornecer embasamento para o desenvolvimento de bebidas lácteas fermentadas e terá a duração de oito horas.

Para saber maiores detalhes sobre os cursos, acessar o site dos institutos ou utilizar os contatos abaixo.

Serviço

Curso de Aperfeiçoamento em Comercialização Agrícola
Data: de 06.03.09 a 26.06.09
Local: IEA – Avenida Miguel Stéano, 3900 – Água Fria/SP Mais informações: (11) 5067-0515

Curso: Tópicos da Cultura da Cana de Açúcar
Data: a partir de 16.03.09
Local: IAC – Centro Avançado da Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana – Rodovia Antonio Duarte Nogueira – km 321 Ribeirão Preto SP
Mais informações: (16) 3621-1110

Curso: Embalagens Plásticas Flexíveis: Propriedades e Qualidade
Data: de 10.03.09 a 12.03.09
Local: ITAL – Centro de Tecnológica de Embalagem / CETEA
Av. Brasil, 2880 – Campinas / SP
Mais informações: (19) 3743-1862

Curso Teórico-Prático de Leites Fermentados Probióticos e Prebióticos
Data: 17.03.09
Local: ITAL – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios
Av. Brasil, 2880 – Campinas, SP.
Mais informações: (19) 3743-1862

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento