Secretaria de Agricultura e Abastecimento marca presença na Feicorte 2008

No estande da secretaria os visitantes podem conhecer mais sobre as ações da Pasta

ter, 17/06/2008 - 20h28 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira, 17, e segue até sábado, na capital paulista, a 14ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte). No estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado os visitantes podem conhecer mais sobre as ações da Pasta.

“Valorizando Estratégias e Intensificando a Produção” é o tema da Feicorte deste ano, que vai ao encontro das ações que a Secretaria tem executado pela cadeia pecuária. A abertura oficial será na próxima quinta, 19, com a presença do secretário-adjunto Antonio Julio Junqueira de Queiroz e representantes do setor.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Pasta (CDA) está expondo o que tem sido feito em prol da sanidade do rebanho paulista, como a campanha de vacinação que ocorre anualmente, em duas etapas, e que alcançou 99,18% de um rebanho total de 11,92 milhões de cabeças em novembro de 2007.

A primeira etapa de vacinação de 2008 começou em 1º de maio e terminou em 31, com expectativas de se alcançar um número próximo dos 100%, considerando que foram comercializadas 12,7 milhões de doses de vacinas, para um rebanho estimado em 12 milhões.

Em 27 de maio, a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) reestabeleceu o status sanitário de livre de aftosa com vacinação de São Paulo, Distrito Federal e outros nove Estados – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins, dando um novo ânimo à cadeia, que agora busca reconquistar os mercados importadores que embargam a carne desde outubro de 2005, quando da suspensão de devido à presença da doença em Mato Grosso do Sul e Paraná.

Os institutos de Zootecnia e Biológico, ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria (IZ e IB/Apta/SAA), também compõem o estande na Feicorte. O IB mostra, dentre outras atividades, o trabalho de produção de antígenos para testes de brucelose e tuberculose. Já o IZ divulga, por exemplo, as pesquisas relacionadas ao melhoramento de gramíneas e melhoramento de gado de corte.

A carne bovina é o segundo item na pauta de vendas externas do agronegócio paulista. Em 2007 foram US$ 3,16 bilhões, graças à infra-estrutura frigorífica e logística de transportes. Perde apenas para o setor sucroalcooleiro.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(M.C.)