Secretaria de Agricultura do Estado lança Campanha de Qualidade do Café

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 24

qua, 22/03/2000 - 21h28 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 24, a Câmara Setorial do Café, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizará o lançamento oficial da ‘Campanha de Qualidade do Café – 2000’.
O evento, que acontecerá na cidade de Espírito Santo do Pinhal, importante pólo produtor da cafeicultura paulista, contará com a participação do secretário estadual de Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles. O lançamento está sendo organizado pela Coopinhal (Cooperativa dos Cafeicultores da região de Pinhal) e o Sindicato Rural de Pinhal.
A campanha, de abrangência estadual, deverá atingir mais de 6 mil produtores de café. O objetivo principal é proporcionar reciclagem e treinamento visando o aumento da qualidade do produto paulista, sem adicionar custo ao processo. Na prática, a iniciativa visa promover a utilização dos equipamentos já existentes nas propriedades empregando apenas os cuidados e as técnicas corretas de colheita, limpeza, secagem nos terreiros ou secadores, transporte e armazenagem do produto.
Lançada pela primeira vez em 1998, a Campanha de Qualidade tem obtido excelentes resultados para o Estado. No ano passado, produtores paulistas conquistaram as melhores colocações nos principais concursos de qualidade do País: o Prêmio Illycafé para Expresso e o Concurso Café Gourmet da OIC. Na programação deste ano serão feitas palestras técnicas, dirigidas a produtores, de informação sobre o mercado e motivação para a qualidade do café, nas cidades de Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo, São Manuel, Oswaldo Cruz, Marília, Garça, Piraju e Franca.
Aproximadamente 50 agrônomos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Cooperativas serão treinados para realizarem as Manhãs de Campo, organizadas em 100 propriedades rurais. Durante o início da colheita, terreireiros, operadores de secador e demais funcionários das fazendas receberão treinamento e capacitação para o uso das práticas corretas da preparação do café evitando com isso, a perda da qualidade do produto. Também serão distribuídos em todo Estado 35 mil exemplares do Manual de Qualidade – 2000 – O Caminho para o Lucro.