Secretaria da Segurança Pública desenvolve projeto que ajuda portadores de deficiências físicas e me

Projeto Equoterapia é realizado pela Cavalaria da Polícia Militar com a parceria da iniciativa privada

qui, 19/04/2001 - 11h34 | Do Portal do Governo

Projeto Equoterapia é realizado pela Cavalaria da Polícia Militar com a parceria da iniciativa privada

A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar de São Paulo, desenvolve permanentemente o Projeto Equoterapia que utiliza o cavalo como instrumento básico para reabilitar pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais. Lesões neuromotoras, sensoriais, distúrbios evolutivos e comportamentais, patologias ortopédicas e atividades de desenvolvimento físico, psíquico e social são tratadas com o auxílio dos cavalos. O projeto tem a parceria de várias secretarias estaduais e da iniciativa privada.

Segundo o comandante do Regimento de Cavalaria 9 de Julho da PM, Major Yvens Martine Catalano, as ações sociais executadas pela Polícia Militar, como a equoterapia, não são atividades típicas ou de competência prevista em lei. ‘Tais ações, entretanto, têm caráter educativo, humanitário para a sociedade, principalmente nas camadas de renda mais baixa, além de ser um eficiente canal de aproximação com o meio social’, afirma o major.

O programa atende atualmente cerca de 200 pessoas com idade a partir dos 3 anos em sessões semanais durante 8 meses. Todo o tratamento é gratuito. Desde que foi criado, em 1993, o Projeto Equoterapia já beneficiou mais 600 pessoas.

Centro de Equoterapia da Polícia Militar
Rua Jorge Miranda, nº 238, Bairro da Luz – São Paulo-SP.