Secretaria da Segurança Pública cria central ‘Disque Denúncia’

nd

seg, 28/08/2000 - 18h58 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, assinou nesta segunda-feira, dia 28, convênio com o Instituto São Paulo Contra a Violência (SPCV) para implantação de uma central “Disque Denúncia”.

A solenidade se realizou na sede da secretaria – Av. Higienópolis, 758 –, às 16 horas, onde o secretário da segurança, Marco Vinicio Petrelluzzi, e Eduardo Capobianco, presidente da diretoria do SPCV, firmaram o convênio. Participaram, ainda, os membros do Conselho Interdisciplinar de Segurança Pública. Composto por 17 integrantes para um mandato de dois anos, o Conselho, criado dia 28 de julho de 1999, propõe a participação da sociedade civil na política de segurança por intermédio de representantes de setores organizados da sociedade.

A central “Disque Denúncia” será operada pelo SPCV e receberá informações sobre crimes e violência durante 24 horas, todos os dias, por meio de ligações gratuitas. Posteriormente os casos serão encaminhados à polícia, onde um grupo de agentes especialmente designados fará uma análise para encaminhamento aos setores competentes, levando em conta sempre os critérios de emergência e urgência. Os aparelhos da central telefônica não estarão ligados a nenhum sistema de rastreamento nem de identificação de chamadas para preservar o anonimato do denunciante.

Para tornar o serviço mais conhecido, serão realizadas campanhas sobre a importância da colaboração da população com a polícia para a prevenção de crimes, identificação, localização e prisão de criminosos. Os resultados das ações realizadas pela polícia com base nas informações serão divulgados regularmente.
O “Disque Denúncia” deve entrar em funcionamento em 30 dias e aceitará qualquer tipo de denúncia, ao contrário dos outros já existentes, que funcionam para casos específicos. e que, gradativamente, serão desativados, tais como: Disque Denarc (contra drogas), Disque DHPP (homicídios e chacinas), Disque Furto de Autos e Disque Depatri (crimes contra o patrimônio).