Secretaria da Segurança Pública apresenta sistema de policiamento em estádios de futebol à Polícia d

Policiais japoneses foram recebidos nesta terça-feira, dia 26, pelo secretário-adjunto Mário Papaterra Limongi

ter, 26/06/2001 - 12h03 | Do Portal do Governo

Policiais japoneses foram recebidos nesta terça-feira, dia 26, pelo secretário-adjunto, Mário Papaterra Limongi

Policiais japoneses, responsáveis pelo plano de segurança durante a realização da Copa do Mundo de 2002 e que estão participando de reuniões com policiais civis e militares paulistas, foram recebidos na manhã desta terça-feira, dia 26, pelo secretário-adjunto da Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi.

Acompanhada do cônsul do Japão em São Paulo, Yasuo Takahashi, a comitiva, composta pelos policiais Seiiti Watanabe, Tadayoshi Tanaka, Yoshihide Akane e Hideo Nakata, se reuniu com policiais militares da Tropa de Choque e com membros do Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância (GRADI) para conhecer os procedimentos adotados pela Polícia de São Paulo durante eventos esportivos de grande porte. Participaram também representantes de torcidas organizadas.

‘Os policiais do Japão vieram conhecer nossa experiência. Hoje, por exemplo, eles estão reunidos com integrantes do Gradi, que é um setor de inteligência da Secretaria responsável pela investigação dos delitos de intolerância, inclusive esses relacionados a torcidas organizadas’, informou Papaterra.

Segundo o secretário-adjunto, o Brasil é o único país em que o policiamento do interior do estádio é realizado pela Polícia Militar. ‘Normalmente, o organizador do evento esportivo é também o responsável por esse tipo de segurança. À polícia cabe a segurança externa, no entorno do estádio. Outra questão importante, na qual a polícia brasileira tem uma experiência muito grande, é a divisão do espaço entre as torcidas, passando pela venda de ingressos em áreas diferentes para evitar o contato. Enfim, a polícia brasileira hoje está aparelhada para agir de forma eficiente’, explicou o secretário-adjunto.